Curiosidades sobre o Collie Pelo Longo

É claro que uma das raças mais conhecida do mundo tem inúmeras curiosidades, mas além de já ter tido uma séria de TV só dela, o que mais você sabe sobre esses cachorrinhos que são super indicados para a convivência com crianças? Veja abaixo as curiosidades que nós preparamos sobre o Collie Pelo Longo. 

Estrela do showbusiness

A entrada de Lassie no mundo das celebridades aconteceu em 1.954, quando estreou uma série na emissora CBS, a cachorra da raça Collie tornou-se a maior estrela animal da televisão – e um dos nomes mais copiados para batizar cães de todas as raças. Em pesquisa realizada em 2002 pela Vox News, Lassie foi eleita o bicho mais popular do cinema, com 54% dos votos. Superou com folga seus principais concorrentes, o porquinho Baby, que teve 22% dos votos, e a coruja Hedwig (de Harry Potter), com 11%.


A série de TV estreou 11 anos após o sucesso no cinema de Volte para Casa, o primeiro de uma sequência de seis filmes.

Nomes diversos

O Collie é nativo das regiões montanhosas da Escócia. A raça já foi chamada Collis, Colley, Coally e Coaly, nomes que provavelmente derivam de col ou coll, a palavra anglo-saxônica para preto. Porém, alguns historiadores pensam, no entanto, que o nome vem da colley, a ovelha escocesa de rosto preto, que o cachorro Collie costumava guardar.

Temperamento ideal

Os lindos pelos longos de certa forma representam a beleza interior que habita os cães dessa raça. Animados, amorosos, gentis e inteligentes, os peludinhos são super apegados à família, especialmente com as crianças – gostam de brincar e de cuidar.

Com os adultos, adoram aprender truques novos e são bastante curiosos. Bastante leais e corajosos não pensariam duas vezes antes de enfrentarem um perigo para salvar aqueles que amam (entendeu porque a Lessie era dessa raça?).

Vida agitada

Quem deseja um cão dessa raça tem que estar preparado para uma rotina agitada, com direito a boas caminhadas ou corridas. Assim como todas as raças criadas para o trabalho, o Collie se torna inquieto quando não faz exercícios ou quando fica sozinho por muito tempo. Portanto precisa de exercícios diários, ele pode viver em casas de tamanho moderado ou em apartamentos grandes.

Pelo bonito tem seu preço (e seu trabalho)

O Collie pode ser encontrado em duas versões: pelo curto e pelo longo (a mais conhecida) –  com pelagem externa abundante e que é dura ao toque e um subpêlo macio e peludo que é tão grosso que é difícil ver a pele quando você separa o cabelo.

A cabeleira bonita e volumosa exige cuidados específicos, inclusive de especialistas, e deve ser escovada no mínimo duas a três vezes na semana para evitar emaranhados e acúmulo de sujeira. A sedosidade será garantida com idas periódicas ao veterinário, alimentação de boa qualidade e banhos caprichados quando necessários (geralmente a cada oito semanas). 

Ficou curioso para saber mais sobre o Collie? Então visite a nossa página de raças e leia o descritivo completo!

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.