Tudo sobre o seu:

Collie

Famoso pelo papel de “Lassie”, o collie é um dos cães mais populares do mundo todo. Este pastor de ovelhas criado na Grã-Bretanha é leal e muito cooperativo com seus pais humanos, se destacando como uma das raças mais obedientes de todas. Collies costumam ser bem tolerantes e se dão bem com vários animais, se adaptando tanto ao ambiente urbano quanto em fazendas com muita facilidade. A raça gosta muito de esportes e atividades que podem fazer em conjunto com sua família. Seu pelo longo é chamativo e dá um toque especial a esse cachorro tão amoroso.

Características do seu Collie

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!
Pelagem
Apesar do collie de pelo longo ser o mais conhecido, a raça possui também a variação de pelo curto, chamada smooth haired collie, não tão popular, mas excelente para atividades na água. Collies costumam ser da cor marta (dourado com branco), mas variações são aceitas como o preto com branco (conhecido como bi-black), o tricolor e os merles. É preciso escová-los pelo menos duas vezes na semana. Caso contrário, podem desenvolver nós ou apresentarem uma queda intensa de pelo (que é evitada pela retirada mecânica dos pelos mortos).
Fique atento! Os collies têm uma tendência genética e serem intolerantes a determinados medicamentos como as avermectinas. Não use nenhum produto em seu pet sem antes consultar um médico veterinário! Collies podem ter CEA (Collie Eye Anomaly), uma doença hereditária que afeta sua visão, além de problemas cardíacos e dermatites. Doenças articulares, como a osteocondrose (calcificação de cartilagens) e displasias também podem estar presentes na genética desses pets.
Muito delicado, esperto e inteligente, o collie costuma ser bastante sociável com pessoas e outros animais. Apegado aos seus pais humanos, eles costumam se mostrar sensíveis quando levam broncas ou ficam muitas horas sozinhos. Tenha paciência e seja gentil com ele. Apesar de ser um cão de pastoreio, ele não costuma ser insistente nesse sentido com humanos e outros pets. Evite incentivar seu collie a perseguir animais se ele não for treinado para pastoreio. Em geral, costumam ser pacíficos.
Sempre disposto a fazer tudo o que seus pais humanos pedem, o collie se destaca por ser muito obediente e inteligente. Ele costuma aprender com rapidez os comandos que lhe são ensinados e gosta de mostrar que os aprendeu inclusive para visitas.
Um collie de fazenda, pastor, tende a viver aproximadamente 12 anos, enquanto um collie de casa pode chegar aos 15 com boa saúde. Isso porque os que fazem atividades físicas muito intensas podem envelhecer mais rapidamente.
Como a maioria dos collies tem pelos longos, é recomendada escovação pelo menos a cada três dias. No verão, eles podem perder muito pelo, sendo indicada escovação diária. A raça não é muito propensa a nós, mas quando sua pelagem não é devidamente cuidada, aumenta as chances do desenvolvimento de dermatites.
Os coliies podem pesar entre 18 e 30Kg, sendo comum vermos exemplares bem menores do que o esperado. Collies convivem harmoniosamente com seres humanos desde o século XVI e por serem de pastoreio, possuem bastante energia. É recomendado fazer atividades físicas e mentais diariamente com exemplares da raça. Curiosamente, costuma ser um cachorro bem calmo dentro de casa.