Curiosidades sobre o Dogo Argentino

Corajoso, persistente e seguro: essas são as principais características do Dogo Argentino, uma raça considerada ótima para o âmbito familiar, desde que ela disponha de muito espaço dentro e ao redor da casa para correr à vontade e gastar toda a energia que tem de sobra.

Seu olhar desconfiado faz com que muitos pensem que o Dogo Argentino não seja uma boa companhia. Percepção certamente equivocada, já que, apesar de ter sido desenvolvido para fins de caça, a linhagem é conhecida especialmente por sua lealdade e carinho depositados na família humana.

Separamos algumas curiosidades sobre esses cães branquicentos populares por sua bravura e determinação:

  • “Cão Ajudante”

Embora tenha sido criado a partir de cães de combate, suas características agressivas foram desenvolvidas para que ele pudesse cooperar com outros cães durante as caçadas. Não é natural que eles queiram lutar, mas algumas pessoas os treinam para isso, por causa de sua força e natureza corajosa.

  • Cães Proibidos

Por serem famosos em rinhas de cães, o Dogo Argentino foi considerado perigoso e proibido em vários países, incluindo Austrália, Ilhas Cayman, Dinamarca, República do Fiji, Islândia, Cingapura e Ucrânia. No Reino Unido, é ilegal possuir um cão da raça sem autoridade legal.

  • Cães de Guarda

A raça é amada por sua lealdade e coragem – qualidades que os tornam excelentes cães de guarda. À vista disso, alguns Dogos Argentinos são usados para trabalhar com a Polícia, as Forças Armadas e até em grupos de busca e salvamento.

  • Complicação Recorrente

Infelizmente, aproximadamente 10% dos Dogos Argentinos sofrem de surdez em uma ou ambas as orelhas e isso está relacionado aos pigmentos comuns à raça,  algo que inclusive frequentemente afeta cães de pelagem branca.

  • As aparências enganam

O Dogo Argentino é constantemente confundido com o Buldogue Americano, embora seja mais alto e tenha a pelagem quase totalmente branca. Também pode ser confundido com o American Pit Bull Terrier, ainda que o Dogo seja muito maior e diferente em outros aspectos.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.