Dia Mundial da Água: 5 dicas para economizar água

Nesta sexta-feira (22), comemora-se o Dia Mundial da Água, ocasião que nos faz repensar o seu consumo de forma indiscriminada e também a importância dessa substância essencial para a vida. É bem verdade que normalmente só percebemos a relevância da água quando ela nos falta por algum motivo.

Quem nunca se viu bravo com a ausência de água em casa, mas ao mesmo tempo não costuma fazer algo para preservá-la? Embora tenhamos bastante água no mundo, a maior parte dela não é potável e nem doce, o que merece um alerta, pois toda água que utilizamos para consumo não é a salgada, encontrada em abundância nos mares e oceanos…

Pensando nisso, por meio de dicas bem simples é possível economizar um pouco de água no dia a dia, garantindo que nós e que as futuras gerações não sofram com a sua escassez. Aqui, consciência é a palavra de ordem e como cidadãos, podemos aproveitar o Dia Mundial da Água para colocar em prática um dos “mandamentos” da data e “aumentar nossa consciência sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável”.

Como economizar água no banho

A hora do banho é super crítica e muitas vezes resulta no uso indiscriminado de água. Além de tomar banhos mais curtos, você pode também fechar a torneira enquanto passa o shampoo ou o sabonete. Ligar o chuveiro e ir fazer outra coisa antes de entrar no banho é uma péssima ideia. Se for fazer isso para esperar a água esquentar, uma boa alternativa é deixar um balde e usar aquela água coletada para limpar sua casa, por exemplo.

Como economizar água lavando louça

Se você tem a mania de deixar a torneira funcionando o tempo todo enquanto lava louça, mude seu hábito: molhe toda a louça e feche a torneira. Ensaboe toda a louça com a torneira fechada e só a abra novamente quando for retirar o detergente dos pratos e talheres.

Como economizar água para lavar o quintal

Era bem comum lavarmos quintais, varandas e garagens com mangueiras, mantendo a torneira aberta full time. Hoje, sabemos que varrer esses locais pode ser uma boa opção quando o local não está muito sujo. Se precisar lavar, a ideia é que isso seja feito com um balde, medindo a quantidade utilizada.

Como economizar água para lavar o carro

Carros tomavam verdadeiros banhos até anos atrás. Com direito à mangueira, shampoo e várias duchas seguidas, os carros eram frequentemente lavados de maneira impensada. Hoje, uma dica é que isso não seja feito na sua casa, mas sim em um local especializado no serviço. Se a lavagem for ao estilo ecológica, melhor ainda!

Como economizar água lavando roupa

As máquinas de lavar mais atuais já são pensadas para não gastarem um volume muito grande de água. Mesmo assim, você pode dar uma forcinha e otimizar ainda mais esse recurso. Evite lavar uma quantidade pequena de roupas, junte uma quantidade razoável a cada três ou quatro dias ao invés de fazer pequenas lavagens quase que diariamente.

Sobre o autor

Matilha Petlove

Matilha Petlove

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.