Cadastre-se e ganhe 15% OFF na primeira compra!

Esportes caninos: veja o que são e porque praticar

Você já deve ter visto na internet um cachorro correndo sobre obstáculos e fazendo uma prova de agility, ou ter se encantado com a apresentação de um cão dançando com uma pessoa que passou no seu feed nas redes sociais. Parece tão incrível e mágico (e difícil) que muitas vezes nem passa pela nossa cabeça fazer algo parecido com nossos cães. Não fazemos ideia de como começar e nem sempre entendemos porque fazer algo assim. 

Cachorro praticando esportes caninos

Ouvimos muito sobre a importância do exercício físico e da prática de esporte para nós! Tanto que colocamos nossos filhos em aulas de esportes diversos, praticamos futebol, natação, dança, vamos na academia e tudo mais. Você sabia que os mesmos motivos e benefícios que nos levam a praticar atividade física também se aplicam aos cães

Fazer uma atividade estruturada, com regras e objetivos definidos, não faz só o corpo se movimentar, mas também ajuda a evoluir e se desafiar de diversas formas! 

Os esportes caninos foram criados para estimular habilidades naturais dos cães, são fonte de estímulo físico e mental, ajudam o cão a se comunicar melhor com a pessoa que pratica o esporte com ele, exercitar a atenção, o foco, melhorar a confiança e ficar em forma. Qualquer semelhança com o motivo que te fez colocar seu filho na aulinha de basquete (ou qualquer outro esporte) não é mera coincidência! 

Agility, Canicross, Dog Dance, Frisbee, Faro recreativo, Obediência Competitiva, Mondioring, Flyball, Treiball, Pastoreio, Bikejoring, Lure Coursing, Dock Diving, e muuuito mais!

Existem diversos esportes que estimulam habilidades diversas e geram estímulos diferentes para o cão, além de proporcionarem diversão e tempo de qualidade que vocês passam juntos praticando! 

Apesar de existirem poucas escolas especializadas nisso aqui no Brasil, a Internet favorece muito a prática de esportes caninos, já que hoje é fácil encontrar informações sobre as regras de cada esporte e vídeos de adestradores do mundo todo mostrando como ensinar e começar a praticar com seu cão. E muitos deles você pode praticar em casa mesmo! 

Você não precisa treinar com o objetivo de competir, da mesma forma que não joga a pelada de domingo pensando em participar da Champions League. Mesmo de forma recreativa a prática tem seus benefícios! Treinar para atingir os padrões e objetivos de cada esporte nos tira da zona de conforto e desafia o corpo e a mente, proporcionando estímulos específicos e direcionados para desenvolver habilidades que promovem bem-estar! 

Só que, diferente da aula de judô do seu filho em que você o leva e fica na torcida, os esportes caninos exigem o envolvimento do tutor, já que o cão precisa de orientação para fazer os exercícios propostos. E ninguém melhor que você para se comunicar, guiar e praticar o esporte junto com ele! Não é à toa que a melhora da comunicação e da relação é um dos grandes benefícios da prática de esportes caninos! 

Brincar de buscar a bolinha e caminhar são as formas de estímulo físico mais comuns dos cães, mas podemos ir muito além. Assim como saímos da simples caminhada e fomos para o pilates, yoga, crossfit para nos exercitarmos de formas mais estruturadas e desafiadoras, nós também podemos estimular nossos cães de outras maneiras! Que tal também praticar um esporte com seu cão?

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Laís Milani

Psicóloga, adestradora e Petlover desde que se conhece por gente!
Começou sua jornada no mundo do comportamento canino em 2009 através das Intervenções Assistidas por Animais, levando os benefícios da interação homem-animal para hospitais, lares de idosos e atendimentos clínicos. Atua nesta área desde então e descobriu no adestramento a melhor forma de ajudar pessoas e cães a terem uma convivência mais harmoniosa e feliz!
Membro da Dante Dog Works onde, junto com Dante Camacho, através da internet ampliam o alcance de informação importante e de qualidade para todos que convivem e trabalham com cães! Acompanhe os conteúdos e saiba mais sobre cursos para donos de cães e adestradores através das redes sociais @dantedogworks

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.