Fotografando Cães e Gatos

As relações de amor da humanidade com os animais de estimação permeiam toda a história humana. Existem pinturas nas pirâmides, em vasos gregos e romanos, bem como em representações artísticas de outras épocas. Atualmente, as relações foram aprofundadas. Conceitos como posse responsável, cuidados com vacinação, planejamento das cruzas têm ajudado para que os animais recebam mais carinho e sejam extremamente felizes e saudáveis.

Eternizar o bichinho de estimação pode ser uma tarefa difícil, mas com preparação e planejamento pode se obter bons resultados. O animal pode ir para um pet shop receber um embelezamento e vestir acessórios ou roupas, mas a preparação do animal não contempla todas as necessidades para o momento de fotografá-lo.

Para uma ótima fotografia deve-se pensar, primeiramente, na luz. Dias nublados são ótimos para fotografar, pois a luz se apresenta de forma uniforme, permitindo uma boa iluminação. Fotografar cãezinhos em ambientes abertos é o ideal, assim, o fundo mais longe do animal ganhará destaque na foto. Em relação aos gatinhos, pode-se escolher um ambiente com fundo bonito, como uma parede e um brinquedo que ele goste. Uma boa dica para entreter os pets na hora de bater a foto é oferecer petiscos.

Se a câmera tiver a configuração “desporto” é interessante ativá-la, pois ela tem a função de “paralisar” um alvo em movimento, tornando a fotografia espontânea e com boa qualidade. Esse modo também ajusta a focalização, de forma dinâmica, para que não se tenha que ajustar de forma constante. É interessante se abaixar, de forma a ficar da altura mais próxima do pet, para conseguir obter uma foto no nível dos olhos dele, não do olhar do seu olhar. Isso faz com que as fotos sejam mais naturais.

Quando for fazer as fotos em ambientes abertos e naturais, é indicado acordar cedo e tirar muitas fotos, para ter opções e definir as melhores para que o “book” seja perfeito. Ao mesmo tempo não é bom fazer uma mochila muito pesada. Para fotografias em campos, por exemplo, pode-se gastar muito tempo e o peso pode prejudicar o resultado.

Para montar o “book”, é interessante ter diversos tipos de fotos e em ambientes diferentes. Caso se tenha acesso a uma impressora a jato, se pode imprimir e conseguir uma boa qualidade nas fotos. Porém, em caso de dúvidas, existem lojas especializadas, as quais podem finalizar seu trabalho de forma profissional e te permitir de exibir o seu amor pelo pet.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

Deixe um comentário