Cadastre-se e ganhe 15% OFF na primeira compra!

Gato branco: cuidados

Para falar do gato branco temos que falar também do gato albino, pois há muita confusão entre eles. Muitos acreditam que todo gato branco é albino, o que não é verdade, já que os albinos são resultado de uma alteração genética, que além de influenciar na cor da pelagem – pela falta de melanina -, também interfere na cor dos olhos: totalmente azuis ou cada um de uma cor (heterocromia). Leia o nosso post sobre os cuidados com gatos albinos.

Voltando ao gato de pelagem branca, ele pode ter olhos das mais diferentes cores (inclusive azuis) e o tom branco de seus pelos não é puxado para o rosado, como nos casos dos felinos albinos. Agora que você aprendeu a fazer esta distinção, vamos aos cuidados que o gato branco merece.

Gato branco na caixa de transporte

Exposição ao sol

Por ter menos melanina, o gato branco naturalmente fica mais vulnerável aos riscos dos raios solares e, consequentemente, às doenças de pele, como as dermatites e até o carcinoma, o câncer de pele, que pode ser fatal.

Portanto, há de se ter o cuidado de manter o pet sempre protegido contra a luz do sol e ainda fazer uso diário do protetor solar pet para garantir a melhor prevenção. As extremidades do corpo – rosto, nariz, orelhas, boca e patas – merecem atenção especial. Veja alguns sinais para você ficar atento:

  • Coceira em demasia
  • Marcas de  sangue ou ferimentos pelo corpo
  • Mudança brusca de comportamento (sinal de desânimo, falta de apetite, lambedura excessiva etc.)
  • Aparecimento de crostas ou pintas
  • Perda de peso 
  • Queda de pelos ou regiões com falhas na pelagem 

Caso note qualquer anormalidade ou algum desses sinais, abrevie a próxima consulta com o médico veterinário.

Surdez

Aquilo que se diz sobre os gatos brancos serem surdos, infelizmente, tem sua parcela de verdade. Não que seja uma regra, mas de fato há uma grande chance do felino doméstico ter problemas de audição devido à sua condição genética. Quando dois gatos brancos puros cruzam, por exemplo, a probabilidade é que mais da metade da ninhada (principalmente os de olhos azuis) nasçam com surdez parcial ou total.

Mais uma vez, vale ressaltar que o acompanhamento médico veterinário é imprescindível para todos os pets, mas principalmente aos gatos brancos, devido ao risco maior que eles correm em desenvolverem problemas de saúde, como os aqui citados. 

Raças de gatos brancos

Caso você esteja se preparando para adotar um gato branquinho com todo carinho e cuidado, aqui vai uma lista das raças em que eles são vistos com mais frequência:

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e que não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.