Por que alguns animais têm olhos de cores diferentes?

Não é tão incomum assim vermos cães e gatos com olhos de cores diferentes. A heterocromia ocular, nome dado a essa condição, tem a ver totalmente com fatores genéticos, mas em alguns casos pode esconder outras questões que vão além da simples diferença entre um olho e outro.

Basicamente, a heterocromia é uma anomalia que não causa prejuízos à saúde do indivíduo, sendo na verdade uma diferenciação na quantidade de pigmentos da íris. Embora isso seja mais comum em algumas raças de pets, a condição também pode acontecer em seres humanos.

Sabe-se hoje em dia que pode haver uma ligação entre a heterocromia e a surdez, especialmente em gatos brancos. Estima-se que entre 30 e 40% dos gatos brancos com olhos de cores diferentes possuem algum grau de surdez. Dentre os cachorros, isso também pode acontecer, mas em menor proporção.

Algumas das raças mais predispostas à heterocromia ocular são: border collie, husky siberiano, pastor australiano e pastor de shetland. Cães que possuem gene merle em seu DNA são mais propensos a esse tipo de condição.

Sobre o autor

Jade Petronilho

Jade Petronilho

É jornalista por formação e comportamentalista veterinária por paixão. Desde criança é a "louca dos bichos", por isso resolveu estudar medicina veterinária, etologia e nutrição animal, mas ainda pretende, um dia, fazer zootecnia. Atualmente tem dois cachorros, dois gatos e 13 peixes, mas além de cães, gatos e peixes, também já foi tutora de um coelho, três periquitos, dois porcos da índia, dois pintinhos e três cabritos.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.