Gato com pus nos olhos: o que pode ser?

Um gato com pus nos olhos certamente está precisando da ajuda do seu tutor. Essa é uma situação muito desconfortável para o pet que, além de não enxergar com clareza, pode estar sofrendo com muita dor e incômodo.

Para quem não sabe, o pus é uma secreção viscosa e amarelada produzida pelo sistema imunológico devido a uma infecção bacteriana. Ou seja, é o resultado final da ação das células de defesa que acusam a presença de bactérias no organismo do pet.

Nesta matéria, a gente vai te explicar as possíveis causas de um gato com pus nos olhos e o que fazer para ajudá-lo.

gato com pus nos olhos

Gato com pus nos olhos: o que pode ser?

Conforme explica Lucas Hashimoto, médico veterinário da Petlove, um gato com pus nos olhos certamente está com algum problema ocular. “O pus, que é uma secreção mais densa, opaca e amarelada/ esverdeada, é produzido por tecidos infeccionados. Quando essa secreção aparece nos olhos, pode ser um forte sinal de infecções virais ou bacterianas. O mesmo acontece também em grande parte das conjuntivites que acometem os os gatinhos”, explicou.

O que fazer em um caso como esse?

Basicamente, a única orientação é levar o felino para uma consulta com o médico veterinário de sua confiança o mais rápido possível. A progressão desses problemas de saúde nos olhos pode ter consequências ainda mais graves, inclusive podendo provocar a cegueira no pet.

“Vale lembrar que os olhos são extremamente delicados e que grande parte das lesões causadas neles podem ser irreversíveis. Portanto, não utilize nenhum tipo de produto sem orientação médica!”, destacou o médico veterinário. 

olho de gato

Colírio sem receita? NUNCA!

De acordo com Lucas, não é recomendado, em hipótese alguma, usar colírios ou outros medicamentos sem a prescrição de um médico veterinário. Isso porque a utilização de remédios errados pode provocar ainda mais problemas ao pet.

“A aplicação de colírios errados pode comprometer seriamente a visão dos pets, podendo levá-los à cegueira dependendo do tipo do fármaco que for utilizado, mesmo que seja um medicamento específico ocular para pets”, finalizou.

Agora que você já sabe o que fazer com um gato com pus nos olhos, visite o blog da Petlove para mais dicas e informações sobre saúde felina.

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.