Gato estrábico fica famoso e ganha dinheiro nas redes sociais

Graças à enorme força das redes sociais, um gatinho vesgo está movimentando milhares de dólares para ajudar vários abrigos de animais. Conheça Belarus, um felino de dois anos de idade que ficou popular após ser adotado por Rachel Krall, uma norte-americana que revelou que não se interessava por pets, mas que teve seu coração derretido ao ver uma foto do bichano que estava sem lar.

gato vesgo estrábico

Foto: Reprodução/Instagram

Em entrevista ao portal DailyMail, Rachel afirmou que viu sua vida mudar após adotar o gato estrábico, e que não pretendia ter nenhum animal de estimação: “Quando o vi pela primeira vez, pensei que ele era o gato mais hilário e adorável de todos os tempos. Eu nunca tinha sido uma pessoa que aprecia os gatos, mas pensei que ele seria perfeito. Enviei a foto de adoção para minha família e as reações foram bastante parecidas. Eles me disseram que tinha que ir vê-lo, então eu fiz”, disse.

Logo após adotar Belarus, a norte-americana teve a brilhante ideia de criar uma conta no Instagram para compartilhar o dia a dia do felino, mas não esperava o sucesso imediato do perfil, que já acumula mais de 260 mil seguidores e milhares de comentários nas publicações:

 

Com o tremendo sucesso de Belarus, a mulher aproveitou para criar um e-commerce de blusas, camisetas e moletons com imagens do gatinho estrábico, no objetivo de arrecadar fundos para instituições de caridade e abrigos de animais. “No ano passado, doamos US$ 6.000  – mais de R$ 25 mil – para abrigos, sendo US $ 4.000 para um abrigo da Bielorrússia, US $ 1.000 para a Equipe de Resposta a Animais da Comunidade Sonoma por seus esforços em salvar animais do incêndio florestal local e US $ 1.000 para Cat Town of Oakland”, afirmou. Ela ainda disse que pretendia doar apenas metade das vendas, mas acabou mudando de ideia. “Embora eu tenha prometido apenas 50% dos lucros ao abrigo para a nossa primeira campanha, na verdade doei 100%”, completou.

Sobre o distúrbio ocular, Rachel Krall conta que o bichano leva uma vida tranquila, com poucos problemas em sua visão e sem preocupações. “Ele é como qualquer outro gato curioso. É aventureiro e adora explorar novos ambientes”, disse.

Estrabismo

O Estrabismo é um desvio ocular que prejudica a visão de profundidade e em casos extremos pode até causar cegueira. O distúrbio não é ligado a nenhuma patologia e pode ser secundário a algumas complicações neurológicas, como AVC, traumatismo craniano e entre outros. Trata-se de uma condição pouco habitual, mas que afeta muitos gatos siameses. Existem dois tipos: divergente – olhar direcionado para os lados – e o convergente – olhar cruzado, em direção ao nariz.

Normalmente os felinos que têm estrabismo desde o nascimento não têm problemas de visão. No entanto, caso um gato com visão normal sofra de um episódio de estrabismo, os pais devem levá-lo imediatamente para uma avaliação de um médico veterinário de confiança.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.