Banner Multiplus
Siamês

Tudo sobre o Gato Siames

Descrição do Siamês


Especificações do Siamês

Tamanho

15 a 20 cm

Peso

2 a 6 kg

Pelagem

A pelagem do gato siamês é curta e o pelo é fino, podendo ser das cores preto, creme, bege, marrom (também conhecida como chocolate) ou branco. A cor do corpo é, em geral, mais clara e a das patas, cauda e focinho, mais escura.

Rações para Siamês


Saiba mais sobre raça

A saúde do Siamês

Em geral, os gatos siameses são considerados muito saudáveis, musculosos e atléticos, por serem muito ativos e brincalhões. No entanto, como todas as raças, os siameses também sofrem com alguns problemas genéticos mais comuns que podem gerar algumas doenças. As principais são as doenças respiratórias, como por exemplo a asma e a doença brônquica, e as doenças cardíacas, como estenose aórtica. Obstrução nasal, cálculo na bexiga e outros problemas renais também são comuns na raça. Outra questão relacionada a saúde e que pede um pouco mais de atenção - e de exames veterinários - é uma doença chamada amiloidose, que é provocada pelo depósito da proteína amiloide em órgãos e tecidos do corpo (especialmente os rins e fígados) e é comum em gatos siameses. A amiloidose dos rins tem sede, perda de peso e inchaço nas pernas como principais sintomas. A de fígado, no entanto, não tem sintomas evidentes.

Temperamento do Siamês

Os gatos siameses são gatos muito dóceis, curiosos e brincalhões, são considerados gatos muito sociáveis. No entanto, seu temperamento pode mudar de acordo com o dia, é quase impossível prever se o seu gato siamês estará mais carinhoso ou mais “afetado”.

Inteligência e Obediência do Siamês

Os siameses são gatos muito inteligentes: são curiosos e gostam de explorar a casa - por isso, se tiver um jardim ou um quintal, é melhor para os bichanos se for devidamente seguro e telado. Eles também conseguem aprender alguns truques e são muito rápidos para aprender o lugar das coisas como caixas de areia por exemplo. Quanto a obediência, apesar dos siameses serem gatos muito, muito, muito dóceis e companheiros, eles não são exatamente o que pode ser definido como obedientes. Claro que eles vão acompanhar os seus donos em suas rotinas, mas ainda sim são gatos que gostam de ficar livres para fazerem o que sentem vontade. Além disso, são gatos muito expressivos e comunicativos: os gatos siameses vão miar, miar e miar até conseguirem o que querem, sem se importar se é possível que você limpe a caixa de areia ou de ração naquele momento.

Expectativa de vida do Siamês

Por serem considerados gatos muito saudáveis e atléticos, os gatos siameses tem a expectativa de vida muito longa, em geral de 15 a 20 anos. No entanto, é preciso prestar muita atenção aos problemas de saúde, principalmente a amiloidose, que é uma doença silenciosa.

Cuidados específicos do Siamês

Por serem gatos muito ativos, é importante que seja possível dar atenção para eles e ter tempo disponível. Para distraí-lo, compre brinquedos e arranhadores. A opção de arrumar um outro - de preferência que também seja muito ativo - para fazer companhia também é bem-vinda. Além disso, por ser um gato muito curioso, ele pode tentar ir para a rua e para os vizinhos para explorar o ambiente. Por isso, é importante manter a casa devidamente telada. Por precaução, coloque uma placa identificatória no seu curiosinho.

Curiosidadesdo Siamês

Os gatos siameses são originários da Tailândia e são a primeira raça do oriente. Eles tem uma história de herança real que vem desde o século XIV. Existe uma teoria de que as torções nas caudas dos siameses se desenvolveram porque eles guardavam os anéis das princesas.

Higiene e Limpeza para Siamês


Outros produtos para Siamês


Sentiu falta de alguma informação ou tem alguma sugestão para melhorar nossa página? Envie para a gente no email: [email protected]

Caracteristicas do Siamês

Energia
Apego ao dono
Tendência a miar
Amoroso
Inteligência
Brincalhão
Amizade com crianças
Amizade com outros animais