Gato miando? Saiba algumas possíveis razões

O miado do gato é a forma que ele usa para se comunicar conosco ou com outros animais de sua convivência. Não é bem uma linguagem, mas sim uma forma de expressar suas vontades. Nem todos os gatos miam frequentemente, alguns miam apenas em casos muito específicos.Conhecer o comportamento e a personalidade do seu gato, pode ajudá-lo na hora de identificar as suas vontades ou porque ele está miando.

É difícil saber ao certo o que cada som pode significar, até porque cada gato tem seu jeitinho especial de vocalizar, mas podemos conhecer algumas das principais razões desse “blá blá blá” e aos poucos entender o que nosso gatinho quer dizer. Confira algumas possíveis razões que levam o gato miar:

Miado de fome 

Esse miado de fome é o mais conhecido dos pais de gatos e o mais fácil de identificar. Até porque eles vão miar até conseguirem o que querem. E normalmente esse miado está acompanhado a corridinhas até o pote de ração ou quando estão perto do pote, os gatos ficam olhando para os pais até a reposição de ração ser feita. Alguns gatinhos também se entrelaçam nas pernas dos pais humanos, mostrando que querem comida. Eles fazem de tudo para chamar a sua atenção.

Miado de atenção

Às vezes, os gatos miam apenas para chamar atenção dos pais humanos, principalmente quando eles sabem que ao miar vão ganhar carinhos e brincadeiras. Isso não é uma regra. Alguns gatos não pedem atenção de seus pais e preferem ficar quietinhos no canto deles. Caso seja o seu gatinho seja um desses, respeite o espaço dele!

Miado para entrar 

Alguns gatinhos quando se deparam com alguma porta da casa fechada miam indicando que querem entrar no cômodo. Às vezes apenas para matar a curiosidade ou para poder circular pela casa sem barreiras. Um comportamento bem comum é arranhar a porta fechada, indicando que querem entrar naquele cômodo da casa. Caso seja um cômodo que ele não deva entrar, como locais onde se guardam produtos de limpeza, tente distraí-lo com algum brinquedo ou petisco.

Miado de dor

Gatos são seres discretos e que sabem disfarçar muito bem quando estão com algum problema de saúde ou dor. Se o seu gato começar a miar subitamente e apresentar comportamentos que indiquem que ele está sentindo algum tipo de dor (corpo arqueado, pressionar a cabeça na parede ou móvel, entre outros comportamentos anormais) leve-o ao médico veterinário para fazer um check-up. O miado excessivo indica que algo está errado, ainda mais se o comportamento é atípico e com a presença de sinais que normalmente os gatos não apresentam quando estão saudáveis.

Miado de boa convivência

Esse tipo de miado é um pouquinho mais raro, mas alguns gatinhos o fazem quando o seu pai humano chega em casa depois de um dia todo longe. Seja para pedir atenção ou só para mostrar que está feliz com a volta dele para casa. Se o seu gatinho tem esse costume, faça muito carinho nele e demonstre que também está feliz em vê-lo.

Miado de medo

Gatos que estão estressados podem miar bem mais. Por exemplo, saídas para um ambiente completamente diferente do qual ele está acostumado, como idas ao veterinário, podem ser bem estressantes para o gato. Por isso, tente deixá-lo o mais confortável possível. Coloque uma toalha ou um cobertor que dê a sensação de conforto ao gato. Cobrir a caixa de transporte com um lençol ou toalha também é uma boa ideia, e evita que o gato veja a movimentação fora da caixa e fique ansioso com o que irá acontecer. 

Miado de alerta

Gatos agitados e bravos miam como se estivessem gritando, avisando que quem quer que entre no território terá que arcar com as consequências. Normalmente, fazem esse tipo de miado quando algum outro gato entra no território deles. É uma forma de mostrar que ali quem manda é ele. 

Miado de gata

Sua gata está miando alto e constantemente? Quando as gatas entram no cio o miado muda totalmente para que os machos saibam a sua disponibilidade. Castrá-la faz com que esse comportamento cesse.

Como o bom tutor de gato sabe, às vezes os gatos miam por razões desconhecidas. Quem nunca falou sozinho que atire a primeira pedra… Mas prestar atenção nas circunstâncias e ao som do miado do seu gato é divertido e ajuda você a entender o seu peludinho e melhorar o relacionamento com ele.

Gostou do post? Conte para nós se o seu gatinho mia de um desses jeitos. Vamos adorar saber! Compartilhe esse post com os seus amigos e ajude-os a entender o que o gato quer quando mia sem parar.

Sobre o autor

Gleyce Oliveira

Gerente de marketing da Pet Love durante a semana, voluntária da Catland nas horas vagas e mãe dos felinos ex-de-rua Mia, Mini e Provolone em tempo integral, Gleyce tem um plano secreto de se tornar a "louca dos gatos". E dominar o mundo se der tempo.
Também ama os caninos, representados em sua vida pela Dalila, Lhasa Apso, e Gaia, RotFila, que vivem a vida mansa do interior na casa dos seus pais.

40 Comentários

  • meu gatinho mia querendo carinho, mia querendo comida, mia querendo água, mia querendo que eu limpe sua caixa de areia, mia quando passa perto de mim, quando faz algo que não aprovo e fico bravo com ele ele da um rosnadinho, é muito fofo

  • Meu gato as vezes ele fica me seguindo e miando como se fosse atacar se eu paro ele para qnd eu começo a andar ele mia como se fosse atacar o que será?

  • TENHO DEZ DATAS NUM GATIL, MUDEI DE GATIL POR QUE O ANTIGO NÃO PEGAVA SOL. UMA DELAS DEU DE MIAR, UM MIADO HORRIVEL, COMO QUERENDO SAIR E ANDA DE UM LADO PRA OUTRO COMO SE ESTIVESSE EM DESESPERO, ISSO ACONTECE A TARDINHA E VAI A NOITE TODA, SÃO TODOS CASTRADOS, MAS PARECE AQUELE MIADO DE CIO CHAMANDO OUTRO. O QUE FAÇO? JÁ ESTOU ENSEGURA QUANTO A ISSO. ISSO ACONTECEU DEPOIS DA MUDANÇA.

    • EU ACHO QUE ESTRANHOU O LOCAL. COMO A DIZER, ME TIREM DAQUI, CADÊ MINHA CASA?, ACONTECEU COM A MINHA GATA SIAMESA. TÃO DÓCIL E QUIETA, AO MUDAR DE CASA, SE TORNOU ESTRESSADA, PULAVA EM MEU COLO, DE REPENTE, MIAVA DIA E NOITE, OLHANDO PRA MIM… E SÓ DEPOIS QUE COMECEI A COLOCAR AS COISAS NO LUGAR ELA FOI PARANDO. ATÉ VER TUDO COMO ERA ANTES, PELO MENOS DENTRO DE CASA.

  • O meu jovem tem 2 aninhos e desde os 2 meses que ele tem um brinquedinho de pelúcia e há muito tempo que ele fica miando com o brinquedo na boca ou deixa no chão e fica miando, como se fosse “chamando” gata, mas ele é castrado. Mas é uma miadeira agoniante e ele só faz isso quando pega o brinquedo! Quero muito entender se para ele o brinquedo é estressante 🙁

    • O problema da minha gata é bem igual. Ela vai para frente da porta e quer sair , em vários momentos do dia mas principalmente à noite, mas ela foi criada em apartamento e em 4 anos saiu apenas 4 vezes para ir ao sítio, que adora.

      • O que voce fez? A minha situação é a mesma e minha gata é castrada… agr deu pra miar dia e noite querendo ir p rua… mas tb moro em ap e ela nunca foi assim.

  • Gente me ajudem…

    Minha gatinha entrou no cio,ela tem 1 ano e 8 meses,é a primeira vez dela,3 gatos estavam a desputando,ela miava muito,eles foram embora mais ela continua miando,acho que está chamando por eles,pois nenhum gato apareceu.O que faço para ela parar de miar tão alto e se controlar?

  • Tenho duas gatinhas ,castradas . Umas mais nova e uma mais velha .
    A mais nova sempre foi faladeira e mal educada , ela pode estar em silêncio ,mas basta meu celular tocar e eu atender que ela começa a fazer show , miando feito louca , se eu estiver em pé ,ela fica pulando em minhas pernas,sempre a mesma situação quando atendo meu celular ….será q eh pra chamar atenção ?

  • Por favor me ajudem, adotei um gato em que o dono faleceu e ele foi jogado na rua estou fazendo de tudo para ele ser ficar bem, porém ele não para de miar, o miado dele é doloroso e fico de coração aperto de vê-lo miando tanto ….. Segundo informações que me passaram ele passou muitos dias na rua. Detalhe eu tenho gato que já tinha adotado faz muito tempo, ele era BB ainda, e ele não aceita o outro gato , estou com problemão em casa .

    • Castra ele, os hormônios irão diminuir e ele vai parar de brigar, marcar território, ir para rua, etc. Pode ser que ele não mude seu comportamento, mas as chances de mudança são altas.

    • Deve estar triste com saudade do dono …. com muito carinho e atenção ele vai se acostumar com vc . E aqui em casa quando eu achei meu segundo gatinho na rua , eu já tinha um gato em casa e elas duas brigavam muito !
      E com o tempo viraram amigas …. com o tempo os seus vão se acostumar juntos também

      • EU tambem adotei um Segundo gato que foi abandonado pelo dono POR nao poder levalo ao lugar que ia
        Foi dificil durante meses ,pois estava muito assustado se escondia ,meu primeiro gato nunca gostou da ideia
        Hoje faz 1 ano que o tenho ,pois mudou completamente ,muito carinhoso e sempre querendo atencao
        Pois ja faz parte da familia?

  • Tenho uma gata de 3 anos, castrata. Ela qd era mais nova fugiu de casa e ficou 10 dias fora. Esta semana ela conseguiu passar a rede de proteção e subir no telhado do prédio. Achamos ela 2 dias depois na garagem, só que qd ela veio pra casa se enfiou debaixo da minha cama e não quer sair. Já tentamos colocá-la na caixa e levar ao veterinário e não conseguimos.

  • Minha gata tem um ratinho de pano que ela adora. Muitas das vezes ela pega elana boca e sai miando com ele pela casa inteira. Queria entender pq ela fica miando para esse ratinho.
    P q sera que ela tem esse comportamento só com esse?

  • Tenho 4 filhos humanos…..kkkkk.ja vivem por conta deles e adotei 4 peludinhos……Borogodo, Borogodinha, Tandera, e Amora….sou muito feliz e protegida pelos cristais dos meus peludos……?

  • Boa tarde, tenho 3 gatas e elas dormem dentro de casa, deixo a janela do quarto aberta so com a tela, tem um gato da minha vizinha que fica praticamente a noite toda miando debaixo da janela, dou comida e água todos os dias, mais ele continua miando, não sei o que fazer, alguém tem alguma ideia do que pode estar acontecendo?
    Desde ja agradeço a atenção

  • Adoro pegar aqui os textos e informações colocada sobre gatos, assim consigo identificar melhor o que meus filhos peludos falam.Sempre guardo os seus textos e mando para meus amigos gateiros. Beijos e parabéns pelo texto.

  • Oi Pessoal. Já repararam um barulhinho que gato faz quando quer pegar um inseto (tipo uma mosca)? Então, a minha gatinha faz. Eu aprendi a fazer esse barulhinho, e quando faço pra ela, percebo que ela fica procurando insetos e prestando atenção em mim. Engraçado. Amo gatos! Realmente, se quisermos e prestarmos atenção há uma comunicação. Abraços!!!!!

  • OI. Pela primeira vez tenho um gato. Castrei-o com 8 meses de vida e minha irmã tem reclamado que vários gatos ficam no nosso portão miando desde que meu gato chegou. Não entendo, meu gato ‘e macho e castrado. Pq fica esse monte de gato na minha porta? Detalhe, meu gato nem liga. Ele sõ gosta mesmo de ficar em cima do muro olhando a rua e jã o peguei brincando com outros gatos apenas de ficar batendo com as patas.

  • Eu conheço cada miado dos meus dez gatinhos. Sei qd querem carinho e sei qd querem ser mimados,…esqueceram de colocar isso,o miado de qd querem mimos,rssssssssss.
    muito boa a matéria,amei.

    • Maria regina, não se encaixaria no item lá em cima de “miado de atenção” ?
      “……..eles sabem que ao miar vão ganhar carinhos e brincadeiras…..”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.