O que fazer com gato picado por escorpião?

Você sabia que o escorpião é o animal peçonhento que mais mata no Brasil? De acordo com dados do Ministério da Saúde, 429 brasileiros são picados por escorpiões diariamente. Mas, além do risco para nós, os gatos também tornam-se vítimas quase que indefesas dos escorpiões. Afinal de contas, o que fazer com gato picado por escorpião?

O que fazer com gato picado por escorpião?

Riscos da picada de escorpião em gato

A gravidade da picada de escorpião em gatos depende muito da quantidade de veneno injetado, além da maneira como o organismo do pet reage. No geral, acidentes escorpiônicos só levam o gato a óbito quando ele não recebe o tratamento necessário para combater a substância tóxica no organismo.

Como saber se o meu gato foi picado por um escorpião?

Por serem bem pequenos e adorarem locais ocultos como caixas de esgoto, entulhos, frestas, buracos em paredes, caixas de fiação elétrica, de telefone e tomadas abertas, é preciso estar atento aos sinais da picada de escorpião, uma vez que existe a possibilidade do acidente passar despercebido. Os mais comuns são:

  • Cansaço
  • Náusea
  • Salivação excessiva
  • Vermelhidão ou sangramento no local da picada (o mais comum)
  • Inchaço
  • Vômitos
  • Dor intensa no local

Existe a chance do pai humano não presenciar o acidente, por isso, é necessário estar atento a qualquer tipo de mudança de comportamento. Além disso, o ferrão do peçonhento pode ser encontrado no corpo do pet. Os cães, por exemplo, geralmente são picados na região do focinho, graças à curiosidade canina, enquanto os felinos são mais atingidos nas mãos,  pernas ou barriga, por pisar ou deitar de maneira acidental em um lugar cheio de escorpiões.

Meu gato foi picado, e agora?

A maneira como o pai humano reagir perante a uma picada de escorpião é o que vai atestar que o felino não sofra sérias complicações. A primeira delas é, assim que perceber que a picada, evitar ao máximo que o pet não se movimente, para que o veneno não se espalhe pelo corpo. Caso isso ocorra, os efeitos podem ser ainda mais graves.

Depois de pegar o seu gato, o recomendado é levá-lo imediatamente para o médico veterinário mais próximo. Isso porque a chance de manter a integridade do pet aumenta consideravelmente com a ajuda de um profissional. Quanto mais rápido agir, maiores serão as chances de nada grave acontecer!

Agora que você já sabe sobre picada de escorpião em gatos, visite o Blog da Petlove para mais dicas de saúde!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.