Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Como limpar os olhos do gato?

É comum que alguns felinos precisem de uma limpeza nos olhos, pois acabam acumulando secreção – a popular “remela” -, como é o caso dos gatos persas. Higienizar essa área é importante, principalmente para evitar infecções. Por isso, vamos te ensinar como limpar os olhos do gato. Vem ver! 

Gato persa bege

Acalmando o gatinho

Primeiro, faça com que o felino se acostume com a sua mão em seu rosto. Acaricie seu rosto de baixo pra cima para não intimidá-lo. Aposte em carinhos no queixo. Muitos gatinhos amam! Depois, vá subindo os dedos para as bochechas até chegar aos olhos. Faça isso até que o gato se sinta confortável com a ideia de ser tocado nos olhos.

Como limpar os olhos do gato?

Para limpar o olho do seu gato, você precisará de apenas um pano macio e água morna. Certifique-se que a temperatura está agradável para o pet (você pode fazer isso passando a água nas costas da sua mão).

Tendo os dois itens necessários já separados, pegue o gatinho. Se ele for do tipo que resiste mais e já quer partir pros arranhões e mordidas, envola-o numa toalha de pano para imobilizá-lo enquanto faz a limpeza. Agora, se você tiver sorte e seu felino for mais tranquilo, é só segurá-lo normalmente – pode ser com a ajuda de alguém – e começar o procedimento. 

Molhe o pano na água morna para deixá-lo úmido. Depois, envolva-o no seu dedo e passe suavemente no olho do gato amolecendo a sujeira até ficar bem fácil para limpar. Repita o mesmo procedimento no outro olho. 

Caso seu pet fique estressado durante a limpeza, solte-o e continue o procedimento depois. Mas, se ele deixar você finalizar a higiene dos olhos, dê um petisco para ele lembrar daquele momento como algo positivo e reforçar esse comportamento. 

Se o seu gatinho está apresentando secreção espessa, amarelada e com mau cheiro, é hora de consultar um médico-veterinário!

Tem um cachorrinho e quer saber como cuidar da higiene ocular dele? Então confira nosso post sobre o que fazer com cachorro com olho lacrimejando!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Amanda Fernandes

Estudante de Jornalismo, mãe do Dachshund (vulgo salsichinha) Scott, da gatinha Cristal e do agapornis Alisson. Sou amante de pets e de história, mas principalmente por pets. Desde pequena conhecida pela super paixão por cachorros.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.