Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Gato pode comer açaí?

O açaí é uma fruta típica da região norte que faz um tremendo sucesso graças ao seu sabor irresistível e ao seu poder antioxidante que traz diversos benefícios à nossa saúde. Com todas essas características, é normal pensar que, assim como nós, o gato pode comer açaí também. Afinal, pode ou não? É o que vamos descobrir!

Infelizmente, é comum muita gente pensar que todas as frutas são permitidas para os pets justamente por todos os nutrientes que elas possuem. Mas, na verdade, quem acompanha o blog da Petlove sabe que existem várias que são consideradas tóxicas para eles, como é o caso da uva, do abacate, carambola, entre outras.

Continue lendo e descubra se gato pode comer açaí!

gato mexendo em um pote cheio de açaís

Afinal, gato pode comer açaí ou não?

A princípio, se você está em dúvida se gato pode comer açaí, saiba que a resposta é não! Isso porque, assim como o chocolate, a fruta contém em sua composição uma substância chamada teobromina, derivada da cafeína que afeta o bom funcionamento do cérebro e do coração dos gatos.

A teobromina, também presente no cacau e no guaraná, é um estimulante do sistema nervoso que nos dá a sensação de bem-estar e felicidade momentânea. Entretanto, os pets não conseguem metabolizá-la e, com isso, podem acabar tendo problemas gastrointestinais ou intoxicação. 

Por isso, não pode dar açaí para gato!

Mas não para por aí: o açaí, apesar de conter nutrientes fundamentais para a saúde, é riquíssimo em açúcares e gorduras, o que pode ocasionar em problemas como obesidade, diabetes, entre outros.

Meu gato comeu açaí, e agora?

O seu gato pode comer açaí por acidente. Sabemos que isso pode acontecer, afinal, eles são muito curiosos e adoram se meter onde não são chamados.

Mas caso isso aconteça, o ideal é levá-lo imediatamente para uma avaliação com o seu médico-veterinário de confiança. Isso porque doses baixas de teobromina já são consideradas tóxicas para os gatos e, dependendo da reação do organismo, pode ser fatal.

Então, independentemente da quantidade ingerida, procure um profissional o mais rápido possível para garantir a integridade do seu pet.

Agora que você já sabe se gato pode comer açaí e os principais riscos que a fruta pode oferecer para o seu pet, visite o blog da Petlove e confira mais dicas sobre saúde e nutrição felina!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.