Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Gato pode comer azeitona?

Afinal, será que gato pode comer azeitona?

Quem aí não adora comer as azeitonas da pizza ou de um belo risoto? Eu sei que muita gente pensou “eu não”, mas o fruto é muito adorado aqui no Brasil e até promove alguns benefícios para a nossa saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico e a prevenção de doenças cardíacas. Inclusive, esse é um dos motivos por que muita gente se pergunta se gatos podem comer azeitona.

A azeitona é um fruto que cresce em oliveiras bastante famoso por ser usado na gastronomia do Mundo inteiro e pelo seu sabor marcante. Ela possui vitaminas e sais minerais como fósforo, potássio e sódio, além de ser fonte de ácidos graxos, fibras e antioxidantes.

Mas, calma. Embora o fruto tenha propriedades interessantes tanto para a nossa saúde quanto para a dos pets, isso não significa que gato pode comer azeitona. Basta notar o exemplo do abacate, uma fruta rica em vitamina C, E e K, além de minerais como potássio e magnésio, mas que está na lista de alimentos proibidos para cães e gatos.

pote cheio de azeitonas

Afinal, gato pode comer azeitona?

A princípio, não é recomendado dar azeitona para gatos. Embora não faça parte da lista de alimentos considerados tóxicos para os felinos, o modo de preparo da azeitona faz com que ela seja um alimento muito rico em sódio, o que pode causar muitos problemas ao seu pet a médio e longo prazo.

É importante destacar que o excesso de sal pode ser perigoso para os gatos. Isso porque eles têm uma certa tendência a desenvolver problemas renais, principalmente por não beberem a quantidade adequada de água todos os dias.

Isso sem contar que o fruto é um alimento bastante calórico, sendo que em 100 gramas de azeitona preta em conserva há 194 calorias e na verde, também em conserva, temos 137 calorias. Portanto, se você está se perguntando se azeitona faz bem para gatos, saiba que a resposta é não!

Meu gato comeu azeitona. E agora?

Se o seu gato comeu azeitona sem a sua permissão (o que pode acontecer, caso o alimento esteja ao alcance dele), não se desespere, afinal, o fruto não é considerado um alimento tóxico para os felinos, como dito anteriormente.

Ainda assim, é importante monitorar o comportamento do pet nas próximas horas. Caso haja alguma mudança comportamental ou ele apresente algum sinal como vômitos, apatia, diarreia, entre outros, o ideal é levá-lo para uma avaliação com o seu médico-veterinário de confiança.

gato recebendo carinho

Respeite a natureza felina

A alimentação dos felinos é, sobretudo, estabelecida por gorduras e proteínas, que são provenientes da sua alimentação carnívora. Apesar da caça não ser mais a ocupação dos nossos felinos, a base da sua dieta precisa ser a proteína animal.

Por essa razão, é sempre importante lembrar que os gatos não precisam – e nem devem comer – de alimentos como a azeitona. As proteínas e gorduras, não encontradas na azeitona, são os principais nutrientes que o organismo dos felinos precisa para garantir um bom funcionamento.

Caso queira oferecer um alimento diferente para o seu pet, a melhor opção são os petiscos específicos para gatos, que são produzidos pensando principalmente nas necessidades da espécie. Além de muito seguros, eles ainda contém nutrientes importantes para a saúde dos peludos.

Agora que você já sabe se gato pode comer azeitona, visite o blog da Petlove para mais dicas de saúde e nutrição felina. E caso queira garantir um belo petisco para o seu peludo, não deixe de conferir as promoções do nosso pet shop online!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.