> Nutrição > Alimentação e Dietas > Gato pode comer arroz?

Gato pode comer arroz?

Por Jade Petronilho -

Décadas atrás, era comum que nossos pets comessem restos de comida. O cenário mudou bastante (ainda bem) e os felinos domésticos hoje contam com uma dieta bem melhor e, às vezes, diversificada. Veja se o seu gato pode comer arroz!

Gato próximo a uma porção de arroz

A era das rações

Com o tempo, surgiram as rações que além de serem práticas para os pais dos pets, na maioria das vezes prometem refeições balanceadas, que levam em conta as necessidades nutricionais de cada espécie.

Erroneamente, inclusive, alguns tutores de cães costumam dar ração de cachorro para seus gatos, mas isso é totalmente desaconselhado. As rações para cães não possuem os níveis adequados de taurina, um aminoácido extremamente importante para a saúde dos felinos, em geral.

Nossos gatos domésticos, assim como os demais felinos, são carnívoros estritos (obrigatórios) e isso quer dizer que eles podem – e devem – ter uma dieta super rica em carnes. Na natureza, esses animais se alimentam de outros bichos e não comem outros alimentos. Desta forma, eles ingerem fibras e outros nutrientes do intestino de suas presas.

Gatos podem comer arroz?

O arroz é um carboidrato muito utilizado na alimentação humana. Para os gatos, porém, ele é um alimento extremamente pobre nutricionalmente e deve ser evitado. Quando nossos gatinhos comem cereais (algo que não é natural para eles), podem ter problemas gastrintestinais como gases, diarreia e dificuldade de digestão, além de quadros alérgicos e inflamatórios.

Diferentemente do que se imaginava antes, os gatos conseguem metabolizar bem os carboidratos, inclusive o arroz. mas o indicado é que eles sejam apenas alimentados com ração úmida e/ ou seca. Essas são as melhores opções para que o pet tenha uma dieta equilibrada e ideal para sua saúde.

Por Jade Petronilho

É jornalista por formação e comportamentalista veterinária por paixão. Desde criança é a "louca dos bichos", por isso resolveu estudar medicina veterinária, etologia e nutrição animal, mas ainda pretende, um dia, fazer zootecnia. Atualmente tem dois cachorros, três gatos e oito peixes, mas além de cães, gatos e peixes, também já foi tutora de um coelho, três periquitos, dois porcos da índia, dois pintinhos e três cabritos. Hoje, é Coordenadora de Conteúdo Veterinário da Petlove&Co.

Veja todas suas publicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e fique sabendo das ofertas antes de todos!