Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Gato pode comer atum em lata?

Fala sério, qual felino não adora um peixe? Basta sentir o cheirinho para que eles fiquem alvoroçados. Por mais que o peixe seja um alimento bastante associado aos gatos, isso não significa que todos eles são permitidos. Por isso, muita gente se questiona se gato pode comer atum, por exemplo.

A princípio, a resposta para essa pergunta até parece ser óbvia, afinal, o atum é um dos alimentos mais usados na produção de rações específicas para gatos, certo? Calma que a gente vai te explicar tudo o que você precisa saber e, claro, se gatos podem comer atum em lata.

gato cheirando uma lata de atum

Afinal, gato pode comer atum?

A princípio, é importante destacar que gato não pode comer atum. Isso porque o atum em lata contém uma quantidade altíssima de sódio, além de vários temperos e conservantes usados em sua produção, o que pode causar sérios problemas ao organismo do seu felino.

Quem tem um pet em casa sabe da dificuldade de resistir àquele olhar de pidão e aquela carinha fofa que eles fazem quando querem comer algo diferente. No entanto, é preciso tomar muito cuidado em relação aos alimentos consumidos pelos pets e, preferivelmente, buscar informações concretas sobre cada um.

Oferecer atum para gato é comum, mas perigoso

Dar atum para gato é um erro que muita gente comete, mas que pode causar muita dor de cabeça por parte dos tutores. O excesso de sódio pode causar aumento de pressão arterial, problemas no intestino, no rim e no fígado. Isso sem contar a possibilidade de provocar problemas renais no felino, que já possui uma predisposição por natureza.

Além disso, outro motivo para nunca oferecer atum enlatado para o seu pet é a presença de mercúrio, um metal pesado muito tóxico para os felinos, que se consumido de forma excessiva pode atacar diretamente o sistema nervoso do pet.

Mas não para por aí: embora o atum seja considerado uma carne magra, o alimento enlatado recebe muito óleo para manter uma boa conservação, o que o torna um alimento extremamente gorduroso.

Só aí já percebeu que faz muito sentido não dar atum para gatos, não é mesmo?

Leia também: Cachorro pode comer atum?

Meu gato comeu atum, o que fazer?

Seu gato comeu atum sem a sua permissão? A primeira dica é: não se desespere! Dificilmente o seu felino terá sérios problemas por apenas consumir uma quantidade pequena do alimento. O verdadeiro problema em oferecer atum para gato está na quantidade e na recorrência.

Entretanto, o ideal é monitorar o comportamento do peludo. Caso ele apresente alguma mudança brusca de comportamento ou sinais como vômitos, diarreia, apatia entre outros, o ideal é levá-lo para uma avaliação com o seu médico-veterinário de confiança para garantir que o seu pet fique bem.

Atum para gatos? Só se for em ração ou em petisco!

Agora que você já sabe que gato não pode comer atum, não se desespere por não poder oferecer o alimento para o seu pet. No pet shop online da Petlove, temos uma lista extensa de rações e petiscos saudáveis no sabor atum para o seu felino! Aliás, esta é uma ótima proteína para eles, visto que tem um nível considerável de gordura boa e ômega 3.

Isso sem contar as rações úmidas para gatos no sabor atum que, além de extremamente saborosas, possuem muita água e ajudam na hidratação.

Gostou das nossas dicas? Então acesse o nosso blog e tenha acesso a vários conteúdos sobre saúde e nutrição felina!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.