Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Gato pode comer doce?

Posso adivinhar? Depois de uma refeição, você foi até o armário, pegou um docinho escondido e foi para o sofá. Ao sentar, você percebeu o seu gato encarando o que tinha na sua mão e logo se perguntou: será que gato pode comer doce?

É normal querermos dividir algumas alegrias com nossos pets. Entretanto, quando falamos sobre a alimentação dos felinos, é preciso ter muito cuidado, já que existem vários alimentos proibidos para eles. Então, saber se pode dar doce para gato é fundamental para evitar problemas de saúde no seu peludo.

gato filhote cheirando um pedaço de doce de chocolate

Entendendo a natureza felina

Antes de te revelar se o seu gato pode comer doce, é extremamente válido conhecer um pouco mais a fundo as necessidades alimentares do seu pet.

Os felinos são carnívoros por natureza e, quando soltos, costumam caçar pequenos animais para sobreviver. Por essa razão, a alimentação deles deve ser composta especialmente por gorduras e proteínas de qualidade, pensando principalmente na sua natureza alimentar.

Claro, seria muito difícil replicar a dieta dos felinos na vida selvagem, mas as rações específicas para gatos são a melhor alternativa, pois são produzidas para oferecer uma nutrição completa e balanceada para eles. Isso não significa que não é recomendado dar nenhum outro alimento para eles, mas sim que eles não precisam de uma suplementação além da ração.

Afinal, gato pode comer doce ou não?

A resposta é não, gato não pode comer doce! Inclusive, devido ao alto nível de açúcar, os doces são extremamente perigosos para eles e fazem parte da lista de alimentos que fazem mal para gatos.

Além disso, mesmo sabendo agora que não pode dar doce para gato, dificilmente o seu peludo vai demonstrar vontade de comer algum tipo de doce. Ele pode até cheirar, mas é improvável que ele tente mastigar o alimento.

Isso porque os gatos não têm nenhum tipo de predileção pelos doces, já que o sabor doce não é percebido pelas papilas gustativas dos felinos. Além disso, alguns especialistas afirmam que os felinos têm um sistema de defesas desenvolvido contra este tipo de alimento, que são prejudiciais para sua saúde.

O açúcar e os seus riscos para os felinos

Como já dissemos anteriormente, dificilmente o seu gato irá demonstrar interesse por um doce ou até mesmo pelo açúcar que usamos em nosso dia a dia.

Ainda assim, se um felino é acostumado a consumir açúcar desde filhote, ele pode desenvolver sérios problemas de saúde, como a diabetes e obesidade. Portanto, podemos dizer que oferecer doce para gato é correr um risco desnecessário, afinal, o açúcar não possui valor nutricional e ainda pode provocar sérios problemas para o seu peludo.

Como variar o cardápio do meu pet?

Agora que você já sabe se gato pode comer doce, é sempre bom destacar que a melhor alternativa para variar o cardápio dos pets é – e sempre vai ser – os petiscos específicos para gatos, que podem ser usados como recompensa ou como um simples agrado.

Isso porque esses alimentos são fabricados com base nas necessidades felinas para que sejam totalmente seguros. Mas também é preciso tomar muito cuidado em relação à quantidade, pois o excesso pode causar sobrepeso!

No pet shop online da Petlove, você encontra uma variedade de petiscos para gatos que atendem a todos os tipos de paladar (até os mais exigentes). E para mais dicas e informações sobre nutrição felina, visite o nosso blog!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.