Gato pode comer pão? Veja aqui!

Embora os gatos não façam aquela famosa cara de pidão (assim como os cães), muitos ainda levam aquela “encarada” enquanto cortam o pão na hora do café da manhã. É aí que surge a dúvida: “será que gato pode comer pão?

Presente em praticamente todos os lares brasileiros, o pão é um alimento universal, que pode ser consumido desde o café da manhã até a ceia noturna. Apesar dessa fama, isso não significa que pode dar pão para gato. Aliás, saber o que gato pode comer é fundamental para não cometer erros que podem provocar problemas de saúde no seu pet.

gato comendo pão da mão de uma pessoa.

Entendendo a alimentação felina

A princípio, os gatos são considerados animais “carnívoros obrigatórios”. Em outras palavras, é como se eles fossem obrigados a comer carne todos os dias para manter o organismo funcionando da maneira correta.

Apesar disso, não é qualquer tipo de carne que o gato pode, ou deve, comer. O bacon, por exemplo, não é recomendado para eles, já que é muito rico em calorias, gorduras e sódio.

Na verdade, o que estamos querendo dizer é: por serem carnívoros, precisamos oferecer uma alimentação à base de proteína animal na tentativa de respeitar ao máximo a sua natureza. Logo, alimentos pobres em proteínas e ricos em carboidratos não são interessantes para uma boa dieta felina.

Gato pode comer pão?

Afinal, gato pode comer pão? A resposta é não! Por ser um alimento riquíssimo em carboidratos e que pode contribuir para problemas de saúde como diabetes e obesidade felina, não pode dar pão para gato!

Além disso, o pão tem pouquíssimos nutrientes que podem ser aproveitados pelo organismo dos felinos. Em outras palavras, é um alimento que não soma em absolutamente nada e que ainda pode fazer mal se consumido em grandes quantidades.

O bendito fermento!

Outro ponto que devemos destacar: o fermento utilizado na produção de pães é uma substância que pode ser bastante nociva para os felinos.

Um dos problemas que a substância pode provocar é a dilatação vólvulo gástrica, considerada de caráter “emergencial” e até pode ser fatal, dependendo do quadro do pet. Em casos como esses, o estômago do pet se enche de gases até se contorcer, gerando dores intensas e chance de óbito.

Além destes problemas, o pão pode provocar envenenamento por álcool (ou intoxicação por etanol). Isso porque a ingestão da massa feita à base de fermento pode produzir álcool no organismo, que é extremamente perigoso para eles.

Meu gato comeu pão, e agora?

Embora entendemos que não pode dar pão para gato, a gente sabe que existe a chance de eles comerem sem o nosso consentimento, certo?

Se o seu pet comeu um pequeno pedaço de pão, não entre em desespero, pois não há motivos para se preocupar. Na verdade, dificilmente um pedacinho vai fazer mal para o seu gato. O problema está relacionado ao hábito e ao excesso!

Ou seja, oferecer pão regularmente para um gato pode colocar a saúde dele em risco!

Opte por produtos para gatos!

Agora que você sabe que gatos não podem comer pão, aí vai uma dica importantíssima: quando quiser variar a dieta do seu pet, procure por produtos específicos para ele! Por exemplo, as rações úmidas para gatos, por exemplo, são muito saudáveis, nutritivas e ainda contribuem para a ingestão de água.

No petshop online da Petlove, você encontra várias opções de rações úmidas, além de muitos petiscos que podem te ajudar a variar o cardápio do seu gatinho! Ah, e não se esqueça de dar uma passadinha em nosso blog para mais dicas de alimentação felina!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.