Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Pode dar salsicha para gato?

Sabe quando você vai morder aquele belo hot dog e logo percebe que o seu gatinho está te olhando com aquela carinha, como se estivesse com a boca salivando? É aí que surge a dúvida: gato pode comer salsicha?

A gente já explicou aqui nesta outra matéria no blog da Petlove que não é recomendado oferecer pão para o seu pet. Só aí já matou que o hot dog deve passar longe dele, certo? Mas, ainda assim, saber se pode dar salsicha para gato é importante para evitar complicações em seu peludo.

Antes de revelarmos se o alimento é proibido ou não para o seu felino, vamos te explicar como a salsicha é produzida. Assim, tenho certeza que você já saberá se gato pode comer salsicha.

gato tentando pegar salsichas em cima de uma mesa

Entendendo o processo de fabricação da salsicha

Basicamente, a salsicha faz parte da classe de alimentos processados, assim como a linguiça, mortadela, salame, bacon, pepperoni, toucinho, nuggets, entre muitos outros.

Para quem não sabe, as carnes processadas são modificadas industrialmente. Elas passam por vários processos como adição de sal, defumação, conservantes, corantes e outras substâncias químicas. Tudo isso para que sejam duráveis e mais agradáveis ao nosso paladar.

No caso da salsicha, existe uma premissa de que são usados  “restos” de animais, como cabeça, perna de frango, bico ou penas, mas isso não passa de um mito. Mas, calma, isso não quer dizer que são usadas apenas carnes nobres.

Além de muita gordura (muita mesmo), o processo de fabricação da salsicha conta com uma série de ingredientes e compostos químicos que podem ser nocivos à nossa saúde.

Graças a tudo isso, o alimento é considerado uns dos mais odiados por médicos e nutricionistas. E para comprovar, uma pesquisa feita pela revista Nature Food  revelou que cada salsicha consumida pode reduzir a expectativa de vida de uma pessoa em 36 minutos. E aí, será que pode dar salsicha para gato?!

Gato pode comer salsicha?

A resposta é não, não pode dar salsicha para gato! Embora os bichanos sejam carnívoros por natureza, a salsicha é um alimento que utiliza uma série de ingredientes triturados em sua composição que podem fazer muito mal aos pets.

Além de conter diversos aditivos químicos, assim como todos as carnes processadas, a salsicha é extremamente gordurosa e conta com ingredientes considerados tóxicos para gatos como o alho e a cebola, que têm uma substância que pode causar danos oxidantes aos glóbulos vermelhos, por exemplo.

Ou seja, se você está pensando em incluir este alimento na dieta do seu felino, saiba que dar salsicha para gato não é indicado, em hipótese alguma!

Meu gato comeu salsicha, e agora?

Se a salsicha faz mal para nós, imagina para os gatos? A gente sabe que acidentes acontecem e que existe a chance do seu felino comer o alimento sem o seu consentimento.

Se o seu felino comeu um pedacinho de salsicha que caiu no chão, por exemplo, saiba que dificilmente isso fará algum mal para a saúde dele. Os riscos aparecem quando o pet consome o alimento com certa frequência ou em grande quantidade.

Ainda assim, o ideal é ficar de olho no felino. Caso ele apresente alguma mudança de comportamento ou sinais como vômitos, diarreia ou coceira excessiva, o ideal é levá-lo imediatamente para uma avaliação com o seu médico-veterinário de confiança.

Por fim, agora que você já sabe que não pode dar salsicha para gato, visite o blog da Petlove para mais dicas e informações sobre saúde e nutrição felina!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.