Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Gato pode enjoar da ração?

Para quem é pai ou mãe de gato, é super comum que os bichanos percam o interesse pela ração, passem a miar constantemente por comida e no momento que ela é oferecida, eles simplesmente cheiram e ignoram.

Mas será que o gato pode enjoar da ração? Será que eles agem como nós quando o assunto é comida? Vamos descobrir agora!

Gato observando o pote de raçãoGato pode enjoar da ração?

Não, os gatos não enjoam da ração! Se o gatinho não está se interessando por ela, é um sinal de alerta. O termo “enjoar” é humanizado e não se aplica a eles.

Podemos destacar alguns motivos pelos quais os bichanos deixam de se alimentar:

  • Alterações no ambiente em que vivem: mudar o comedouro e bebedouro de lugar, manter a caixa de areia muito próxima ao comedouro;
  • Chegada de novos integrantes: chegada de um bebê, gato ou cão novo;
  • Alteração na rotina: mudança no horário da alimentação, na frequência do fornecimento ou mudança da rotina da casa;
  • Alteração abrupta na alimentação sem passar pelo período de transição de uma ração para outra;
  • Deixar o alimento à disposição o dia todo: essa prática faz com que a ração entre em processo de oxidação após um tempo ao ar livre, levando o gato a perder interesse por ela;
  • Alterações comportamentais: em casos de estresse, o gatinho pode se recusar a comer;
  • Enfermidades: em alguns casos, o peludo pode estar manifestando uma doença e esteja se recusando a se alimentar

O que fazer se meu gatinho recusar a ração?

Antes de tudo, diante de qualquer recusa, o ideal é levá-lo a uma consulta com o médico-veterinário para poder ser descartada qualquer enfermidade.

Caso o problema seja comportamental ou ambiental, o especialista em comportamento pode ser uma ótima opção. É importante lembrar que os gatos preferem que a caixinha de areia fique distante do local onde se alimentam. Se um novo membro surgir na família, é fundamental que haja uma apresentação correta entre ambos, assim o gatinho não se estressa.

Os gatos são animais que gostam de se alimentar várias vezes por dia, em pequenas porções, devido ao comportamento ancestral que possuem, mas deixar a ração no comedouro o dia todo faz com que ela passe por alterações químicas, assim, o sabor e odor se alteram, fazendo com que o peludo se recuse a comê-la. Por isso, ofereça e logo depois, retire o potinho.

Agora que você já sabe que não é possível o gato enjoar da ração e também descobriu meios para evitar isso, leia sobre como socializar um gato filhote adequadamente!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Marina Rodrigues

Médica-veterinária apaixonada por animais e escrever, mãe da Meg, uma salsicha cor de chocolate, idosinha e muito carinhosa.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.