Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Gato pode beber leite zero lactose?

Quando pensamos no gato, logo vem à mente os desenhos animados onde os bichanos estão sempre bebendo leite em uma tigela. Pois, bem! Essa prática também acontece na vida real e é muito difundida por aí.

Por ser um costume amplamente divulgado, muitos tutores se questionam se gato pode beber leite zero lactose, por já terem ouvido falar que os peludos são intolerantes à lactose. Neste post, vamos abordar melhor este assunto.

Gato bebendo leite do copoGato pode beber leite zero lactose?

Apesar de não conter a lactose na composição, não é indicado oferecer o leite da vaca ao gato. 

Os gatos são desmamados por volta da quinta ou sexta semana de vida e até essa idade, ainda conseguem digerir a lactose, porém, o leite indicado para essa fase de vida deles, é o materno. Após essa idade, o peludo pode encontrar problemas em digerir a lactose.

No caso dos filhotes, o leite de vaca não supre as necessidades energéticas e nutricionais que necessitam para se desenvolver. Já nos adultos, a introdução do leite na rotina alimentar desbalanceia a dieta, ocasionando excesso de alguns minerais no organismo, como no caso do cálcio, e esse desbalanço pode gerar consequências negativas para a saúde do pet.

Meu filhote é órfão, o que fazer?

No caso dos filhotes que não possuem a mãe para amamentar, temos opções de sucedâneos do leite como o Pet Milk, produzidos pensando nas particularidades da espécie e nas necessidades nutricionais dessa fase.

É fundamental procurar auxílio do médico-veterinário sobre o volume a ser oferecido, bem como a quantidade de mamadas por dia e a melhor forma de oferecer o produto.

Leia também:

E para meu gato adulto?

Muitos tutores escolhem o leite de vaca, seja ele com ou sem lactose, como forma de agrado, mas é muito mais benéfico para eles que o petisco seja de outro tipo e específico para o organismo deles.

Prefira o sachê ou biscoitos, eles adoram! E lembre-se: antes de introduzi-los na rotina do seu peludo, procure orientação do médico-veterinário para que ele possa calcular a quantidade diária ideal.

Agora que você já sabe que não é indicado o gato beber leite zero lactose, acesse o Blog da Petlove para mais dicas sobre alimentação de felinos!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Marina Rodrigues

Médica-veterinária apaixonada por animais e escrever, mãe da Meg, uma salsicha cor de chocolate, idosinha e muito carinhosa.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.