Cadastre-se e ganhe 10% OFF na primeira compra!

Gatos precisam brincar todos os dias!

Você sabia que seu gato precisa brincar todos os dias? Sério? É isso mesmo! Gatos são animais caçadores e mesmo morando em apartamentos e casas teladas, precisam exercer esse comportamento. Gatos em vida livre podem passar até 50% do seu tempo caçando. E quando brincamos com eles, simulamos esse  comportamento de caça que é um comportamento natural e de grande importância para o bem-estar e a saúde do seu gato.

Brincar significa caçar, certo? Então precisamos descobrir quais são os tipos de brinquedos (presas) que seu gato mais aprecia.

gato brincando em um jardim

E quais são esses brinquedos?

A escolha dos brinquedos vai depender muito das preferências do seu gato e das opções de caça que ele vivenciou e observou quando estava com a sua mãezinha e irmãos.

  • A maioria deles prefere brinquedos menores e fáceis de carregar com a boca, manipular com as patinhas e jogar para cima (como ratinhos e bolinhas de tecido ou pelúcia, lagartixas e baratas de plástico etc)
  • As varinhas, principalmente as com penas e fitas, estilo Flying Cat, fazem a alegria da “gataida”, e é difícil um gatinho que não se interesse por elas.
  • Alguns gatinhos vão se sentir estimulados por brinquedos eletrônicos ou que imitem o barulho das suas presas.

Mas meu gato não gosta de brincar, o que fazer?

Primeiramente precisamos descobrir quais são os brinquedos preferidos dele e analisar se você está sabendo brincar da maneira correta.

Lembre-se que o brinquedo é a presa do gato, e para isso você precisará simular movimentos de caça, para que o gato tenha interesse na brincadeira.

Quais os erros mais cometidos pelos tutores? 

  • É exatamente não saber brincar da maneira correta com o gato, ou escolher os brinquedos que não sejam preferidos pelo gato.
  • A caça para o gato costuma ser solitária, então se você tem mais de um gato em casa, o ideal é brincar separadamente com eles, para que não hajam conflitos ou disputas.
  • Em casas com muitos gatos, sempre tem aquele que vai querer monopolizar a brincadeira, ou seja, ele não vai deixar os outros brincarem, e isso pode frustrar o(s) outro(s) gatinho(s).

Então como e quando brincar corretamente com o meu gato?

As brincadeiras geralmente devem ser realizadas nos períodos de mais energia do gato, que costumam ser no início da manhã ou final da tarde, exatamente o horário que suas presas começam a sair das tocas e ninhos.

Temos que entender que todo comportamento de caça precisa seguir algumas etapas: 

  1. O gato precisa procurar e localizar a presa (brinquedo): nessa etapa você precisa estimular/ atiçar o gato, fazendo movimentos que simulem a presa que você escolheu. Ex: é uma varinha de penas? Então simule o movimento de um passarinho. 
  2. Aproximação e captura: deixe o gato se aproximar da presa e capturá-la. Nesse momento, se ele preferir puxar a varinha da sua mão e carregá-la para outro local, permita.
  3. Mordidas ou patadas fatais: é nesse momento que o gato finaliza a sua caça e mata a sua presa. Ele pode lamber e dar uns “coices” nela.

O próximo passo agora é esperar o gato soltar a presa (se desinteressar por ela) e você oferecer um petisco ou sachê bem gostoso para ele, para que o repertório comportamental da caça seja concluído com sucesso!

Parabéns!! Você acabou de fazer o seu gatinho feliz! Lembre que o ideal é brincar em média duas vezes ao dia com seu gato (por no mínimo 15 minutos).

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Isabela Zitti

É Médica Veterinária Especializada em Comportamento Felino e com pós- graduação em Clínica Médica de Felinos. Possui 10 gatos ( 8 resgatados da rua) que são o amor da vida dela, e esse amor a fez dedicar-se exclusivamente ao atendimento comportamental de felinos.
Isabela possui várias certificações internacionais e realiza consultas, cursos e palestras por todo o país.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.