Posso usar lenço umedecido de bebê em cachorro?

Por não ser indicado dar banhos com tanta frequência em cães, são necessárias outras alternativas além da água para manter a higiene dos pets em dia. É aí que muitos se perguntam: “posso usar lenço umedecido de bebê em cachorro?”

Como deve saber, os banhos são fundamentais na vida dos cães. Porém, o excesso pode fazer com que o pet perca a proteção de sua pele que é produzida por meio de uma oleosidade natural.

Leia também: Qual a frequência certa de dar banho em cachorro?

Ou seja, se você dar banho no seu cachorro com muita frequência, a chance de afetar a saúde da pele dele é grande!

Pessoa limpando as patas do cachorro em um parque com lenço umedecido

Posso usar lenço umedecido de bebê em cachorro?

A resposta é não! Não pode usar lenço umedecido de bebê em cachorro. Isso porque alguns desses produtos podem ter substâncias que são perigosas para os cães, como o propilenoglicol, que é considerado nocivo até mesmo para alguns humanos – imagina para os nossos pets?

Basicamente, assim como shampoos e condicionadores para humanos, os lenços umedecidos de bebê contam com substâncias químicas mais fortes que são compatíveis com o ph da pele humana, mas não de animais. Ou seja, não é recomendado!

Pode usar produtos de bebê em cachorro?

“E os outros produtos de bebê, pode usar em cachorro?” Por mais que os produtos para baixinhos possam ser “mais suaves”, eles também não costumam ser recomendados. Usar qualquer produto para humanos, mesmo que sejam de bebês, pode causar alergias e outros problemas de pele ao cão.

Use sempre produtos para cachorro!

Para fazer a higienização periódica, você pode limpar o seu cachorro com lenço umedecido, desde que seja específico para eles. Inclusive, você pode até mesmo fazer um banho a seco no seu pet usando apenas o lenço.

Mas, lembre-se: usar lenço umedecido para a higienização nunca substituirá um banho. Portanto, o ideal é usar o produto durante os intervalos entre os banhos.

Os lenços também podem ser usados para limpar as patinhas do seu pet depois de um passeio. Além disso, se o seu cachorro tem pelos longos e acaba se sujando com facilidade, seja na hora da refeição ou enquanto faz as necessidades, você pode limpar essas áreas e eliminar a necessidade de banhá-lo antes do tempo indicado.

Como limpar o filhote de cachorro com lenço umedecido?

A princípio, os filhotes de cachorro podem tomar banho em casa e com muito cuidado apenas depois de completar dois meses de vida, devido à fragilidade do sistema imunológico deles. Porém, você pode fazer a higienização do seu cãozinho usando lenços umedecidos para cães.

Mas antes, o ideal é conversar com o médico veterinário de sua confiança a respeito, e o profissional pode indicar o melhor produto para o seu cãozinho.

pessoa limpando ouvido do cachorro com lenço umedecido

Onde comprar lenço umedecido para cachorro?

A seguir, veja alguns lenços umedecidos para cachorro disponíveis no petshop online da Petlove:

Agora que você já sabe que não pode usar lenço umedecido de bebê em cachorro, visite o Blog da Petlove para mais dicas e informações sobre saúde canina!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.