Gatos sem problema renal podem comer ração para pets com doença renal?

É comum que nos lares que contam com mais de um gato, a família procure comprar uma única ração para alimentar todos os pets. Mas, e quando um dos pets precisa de uma ração específica para prevenir ou auxiliar o tratamento de doenças renais, será que tem problema oferecer esse mesmo alimento para todos os outros gatos da casa?

Quando o assunto é nutrição, a gente sempre deve pensar de forma individualizada, afinal, cada gato – mesmo que tenham nascidos todos de uma mesma ninhada – tem as suas próprias necessidades nutricionais. Então, a recomendação é não oferecer uma ração coadjuvante (popularmente conhecida como medicamentosa) como uma para doença renal para um felino doméstico que não precise, pois, com o tempo, o gato sadio poderá ter problemas com uma dieta que não atende as necessidades dele.

Palavra da doutora

“Não é o ideal que os gatos comam rações (secas ou úmidas) específicas para pets com problemas renais, pois elas são formuladas de acordo com a necessidade dessa doença,  como menor quantidade de proteínas e fósforo. Caso um gato se alimente deste tipo de ração por muito tempo, ele pode desenvolver problemas nutricionais”, explica Lissabele Helena Maluf, Médica Veterinária Clínica de Pequenos Animais.

Portanto, preste bastante atenção ao servir as refeições aos seus gatos e garanta que cada um se alimente da sua própria ração, já que a ração do outro tende a parecer sempre mais apetitosa. Evite também ceder aos “pedidos” dos pets para experimentar uma ração diferente, pois rapidamente os gatos podem se acostumar com a novidade e passarem a rejeitar a ração que o médico veterinário indicou para eles.

Ao seu filho de quatro patas com problemas renais, não esqueça de seguir com o acompanhamento médico, oferecer a ração indicada e de conversar com o doutor(a) a respeito das rações úmidas para gatos com problemas renais, que além de serem refeições completas, também ajudam a manter o gato hidratado, como a Hill’s Prescription Diet, a Farmina Vet Life Renal e a Royal Canin Sachê Feline.

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.