Hidratante de cachorro

Se você mora em áreas de clima seco (seja quente e seco ou frio e seco), tenho certeza que já passou pela situação de ter a pele seca e até coçando por conta disso. Nossos cães também não são imunes à pele seca, mesmo se estiverem cobertos de pelos.

Na verdade, a pele seca frequentemente causa coceira e desconforto para a maioria dos cães e isso pode resultar em feridas crônicas e infecções, especialmente se os pais e mães demoram a procurar um médico veterinário para começar um tratamento.

Os efeitos são bem parecidos com os nossos, mas sempre que detectamos problemas de pele, simplesmente aplicamos loções e hidratantes e nos sentimos muito melhor. Infelizmente, não é tão simples quando se trata de nossos filhos de quatro patas, levando em conta que muitos possuem bastante pelo e aplicar um hidratante nas patinhas, por exemplo, nunca é uma tarefa tão fácil.

Caso você note que seu peludo está lambendo muito as patinhas, com vermelhidão na pele ou mesmo com pelos opacos e sem brilho, além de se coçar demais, recomenda-se que você leve-o ao médico veterinário. Depois de excluir doenças sérias de pele, podemos pensar no uso de um bom hidratante, seja para patas ou para pelos, sempre com orientação de um especialista, claro.

Hidratante para coxins e calos de apoio

As regiões dos coxins (“almofadinhas”), joelhos e cotovelos são as que mais sofrem com rachaduras e ressecamento, por isso foram desenvolvidos vários produtos para ajudar os peludos. Você vai encontrar desde géis até cremes hidratantes para seu filho de quatro patas, por isso deve conhecer todas as opções e entender qual a mais indicada para seu pet.

O Gel Hidratante Zooneem Natural para Cães e Gatos, a Loção Hidratante Soft Care Pet Glove e o Hidratante de Patinhas Pet Clean Coxins para Cães são perfeitos para os coxins dos cães, tratando o ressecamento e evitando rachaduras. 

De modo geral, a aplicação é fácil: você deve passar o produto uniformemente nas “almofadinhas” espalhando bem. Eles possuem secagem rápida. Deve-se reaplicar sempre que necessário ou de acordo com orientação do médico veterinário.

Para os calos de cotovelos e joelhos, o Creme Hidratante Agener União Revipel é uma ótima opção. Ele é feito de ureia, óleos minerais e silicone, ajudando a garantir uma hidratação profunda. A aplicação deve ser feita especialmente na região em que o pet possui menos pelo ou falhas por conta das calosidades.

Uma dica é tentar aplicar esses produtos quando seu cão estiver menos ativo, por exemplo, na hora de dormir, evitando que ele lamba ou saia correndo logo depois de ter recebido a aplicação do produto nas patas. Algo importante é lembrar que os coxins do seu cão não devem ser super macios ao toque, afinal, eles funcionam como os nossos sapatos, devendo ser resistentes para proteger os pés e as mãos das superfícies ásperas. Não exagere ao aplicar hidratantes.

Hidratantes para pele e pelos

Quem não gosta de um cachorrinho com pelos bem fofos, não é mesmo? Nesses casos, você pode optar pelo uso de um hidratante para cães, que vai atuar tanto nos pelos quanto na pele. Comumente, esse tipo de hidratante é utilizado durante o banho, após o uso do shampoo. O ideal é que após a aplicação, deixemos o hidratante agir por alguns minutos. Você encontra diversos tipos aqui na Petlove, desde loção em spray, como a Spray Hidratante Bayer Vetriderm Hipoalergênico HidraSense, o Hidratante Ouro Fino Bris Spray Equilíbrio Pele Seca para Cães e Gatos e a Loção Reestruturadora Soft Care Hidratante PSK Repair System  até ampolas, como o Hidratante Virbac Allerderm Spot On. Este último possui um complexo lipídico para a pele e pode ser aplicado logo após o banho, desde que a pelagem do animal esteja completamente seca..

Também existem os condicionadores super hidratantes, como o Condicionador Pet Society Beeps Hidratante que hidrata e condiciona a pelagem deixando seu amiguinho cheiroso e com os pelos super macios. Possui em sua formulação a manteiga de karité que funciona como emoliente.

Uma dica para o banho é procurar por shampoos e condicionadores neutros ou para peles sensíveis. Não utilize produtos destinados a humanos em seu pet. Eles podem comprometer a saúde da pele do cão.

Você pode encontrar esse e outros produtos para seu pet em nosso petshop online.

Sobre o autor

Gabriela Teixeira

Gabriela Teixeira

Estudante de medicina veterinária e mãe da Bela. Possuo formação em Biotecnologia, mas o amor por pets sempre foi maior que minha curiosidade pela ciência, tive que mudar de área e seguir meus instintos..rs..Hoje, nutro minhas paixões e sigo curiosa por tudo que se refere a tratar bem de nossos pets.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.