Lulu da Pomerânia

Lulu da Pomerânia é o nome mais conhecido atualmente do Spitz Alemão. Os spitz são os cães mais antigos conhecidos do tipo lupoide, próximo dos lobos e a raça foi companhia dos gigantes vikings nas suas batalhas e caçadas no seculo XV. Atualmente nas grandes cidades brasileiras vemos vários Lulu da Pomerânia, inclusive sendo escolhido por vários atores famosos de televisão como animal de estimação.

Principais características do Lulu da Pomerânia:

Variações da raça

Existem muitas controvérsias sobre as variações do Spitz, porém o tão domesticado Lulu da Pomerânia é da variação Spitz Alemão Anão. A título de conhecimento temos quatro variações do Spitz. O Spitz lobo atinge de 45 a 55 centímetros de altura, o Spitz Gigante ou Grande Lulu mede de 42 a 50 centímetros de altura, o Spitz Médio de 30 a 38 centímetros de altura e o Spitz pequeno medindo de 23 a 29 centímetros de altura.

Tamanho do Lulu da Pomerânia

O Lulu da Pomerânia, Spitz Anão, pode chegar a 18 a 22 centímetros de altura e pesar de 1 a 3,5Kg.

Pelagem do lulu da pomerânia

As cores relatadas atualmente são: preto, castanho, branco, laranja, cinza. O pelo é longo e liso, sendo que na cabeça, patas e parte dianteira das patas tem pelos curtos e densos.

Padrão da raça CBKC:

No site da Confederação Brasileira de Cinofilia é possível encontrar o padrão da raça.

Temperamento do Lulu da Pomerânia

Diferentemente da sua origem, próxima do lobo, o Lulu da Pomerânia é um cão de companhia, super apegado ao proprietário, carinhoso, afetuoso e que gosta de ficar no colo do dono. Adora crianças, gosta de brincar e de interagir com as pessoas da família.

Nível de atividade

O Lulu da Pomerânia não precisa de muita atividade física, porém o controle de peso é importante e geralmente é conseguido com uma alimentação balanceada ou ração diet e poucas brincadeiras e atividades lúdicas.

Atividade de guarda

O Lulu da Pomerânia pode latir caso alguém estranho da sua convivência chegue perto do seu proprietário, mas não tem uma atividade de cão de guarda.

Inteligência e obediência do Lulu da Pomerânia

O Lulu da Pomerânia é muito inteligente e alguns proprietários afirmam categoricamente que o seu Lulu entende tudo o que ele fala e interage com ele. A raça foi classificada na colocação 23a. no livro “The Inteligence of Dogs” de Stanley Coren.

Cuidados com o Lulu da Pomerânia

Uma alimentação balanceada com rações de boa qualidade é o melhor que você pode fazer para o seu cachorro… Confira nosso post sobre o assunto e descubra qual a melhor ração para o seu petEscovação diária da pelagem com rasqueadeira ou escova especial é necessário para diminuir a queda dos pelos e uma aparação mensal pode ser realizada em profissional de banho e tosa. Banhos semanais ou quinzenais com shampoo especial, e lembre-se, é preciso tomar cuidado para não entrar água dentro do ouvido, pois pode causar inflamação.

Por ser um cachorro que não gosta muito de andar, o desgaste natural das unhas pode ser prejudicado, deve-se providenciar o corte de unhas a cada 45 – 90 dias.

E claro, como todo cachorro de estimação gosta de ossinhosbifinhos, biscoitos e agradinhos, mas lembre-se que os  petiscos devem ser dados de maneira moderada. Geralmente eles se adaptam rápido em fazer xixi e coco nos tapetinhos higiênicos. Eles adoram brinquedinhos, principalmente bolinhas para brincarem.

A saúde do Lulu da Pomerânia

Pela pelagem exuberante e densa, as piodermites superficiais e a seborreia são as principais doenças dermatológicas na raça Lulu da Pomerânia. Algumas doenças genéticas são conhecidas na raça como comunicação interventricular cardíaca. Recomendamos visitas anuais ao veterinário, além das vacinações e exames periódicos regularmente, após 7 anos de idade é recomendado acompanhamentos semestrais com exames complementares como exame de urina, exames para ver a função renal, exames para a função cardíaca etc. Cuidados dentários são importantes, por isso recomendamos que desde pequeno realizem a escovação dentária do mesmo e quando houver necessidade um tratamento periodontal (erradamente denominado de limpeza de tártaro).

Dúvidas frequentes sobre a raça lulu da pomerânia:

Lulu solta muito pelo?

A queda de pelo não costuma incomodar, fazendo escovação semanal para evitar a queda de pelos, com rasqueadeiras ou produtos específicos contra queda de pelo como o furminator conseguimos controlar facilmente a queda de pelos.

Qual o clima mais adequado para o Lulu da pomerânia?

O Lulu da Pomerânia vive bem em qualquer ambiente, lógico que ele prefere os locais de temperatura baixa ou amena, mas a temperatura não costuma ser uma questão muito importante.

Quantos anos vive um Lulu da pomerânia?

A raça vive, em média, 14 anos.

O Lulu da pomerânia late muito?

O Lulu da Pomerânia late, porém não muito, ele se comunica com o proprietário com latidos pequenos.

Vive bem em apartamento?

Sim, o Lulu da Pomerânia vive muito bem em apartamento, tanto que é um dos preferidos nas grandes cidades brasileiras, pois ele não se importa com o tamanho disponível e gosta de ficar próximo dos seus donos.

O spitz se dá bem com crianças?

Sim, as crianças adoram o Lulu da Pomerânia e eles adoram as crianças, pois eles interagem com as crianças na forma de brincadeiras. Adoram brincar de cabo de guerra ou de trazer bolinhas.

Qual o dono ideal para um Lulu da pomerânia?

O Lulu da Pomerânia vive bem com qualquer pessoa, mas adora passear no colo do proprietário e dividir as atenções por onde passa. Esta sempre bem humorado e basta chegar em algum lugar com muita gente que ele vira o centro das atenções.

Como é um filhote de lulu da pomerânia?

Um filhote de Lulu da Pomerânia é uma delícia, uma bolinha de pelo, saltitante, alegre, super brincalhão, afetuoso. Aprende fácil a fazer as necessidades no local correto e gosta de roer ossinhos e gosta de biscoitinhos.

Quanto custa um filhote de lulu da pomerânia?

Tudo depende do criador e dos pais do filhote. Em uma rápida pesquisa na internet o valor encontrado foi de R$ 3500,00 a R$ 8.500,00.

Cinco melhores canis de Lulu da Pomerânia segundo o CBKC:

lulu-da-pomerania.

 

Crédito Fotos:

Pixabay – http://pixabay.com/en/dog-dwarf-spitz-pomeranian-pom-pom-167090/

Pixabay – http://pixabay.com/en/spitz-dog-happy-laughing-ginger-164082/

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

49 Comentários

  • Minha Lulu anã morreu hj pela manhã de repente, tinha um ano e estava no primeiro cio, sempre foi muito amada, cuidada e muita saúde. Não temos ideia do que foi, e o que poderíamos ter feito pra evitar. Pela manhã, comeu e brincou, latiu, correu e do nada morreu. Quando fui ver nem respirava mais, fiz massagem no coração, liguei para o Veterinario. Ela não dormia, na verdade nunca vi a Luli dormir. Estamos arrasado! Se alguém souber de algo sobre o motivo nos envie um e-mail [email protected]

  • Que cachorro infernal, nao cala a boca… Ainda que inventaram o ultrasom ai calam a boca… Meu vizinho tem um e late ate para a borboleta na rua… Que raça chata… nunca vi cachorro que late sem parar, ja ficou 20 minutos sem parar de latir… Ultrasom, melhor solucao, cada latida emite o ultrasom e ele para de latir

  • Por favor, alguém poderia me tirar essa duvida !
    Tenho um Splitz Alemão , posso dar bolachinhas pra eles ?
    Me falaram que se eu der vai interferir na Pelagem dele podendo ate cair 🙁

  • Tenho um lulu de 1 é 7 meses ( macho), ele teve queda de Pelos com Quatro meses, mas agora voltou aapresentar queda acentuada de Pelos, o que pode estar acontecendo?

  • Boa tarde! Gostaria de saber qual a idade que um Lulu dá Pomerânia para de crescer, pois tenho uma de 3 meses e ela já está com 19 cm na altura dá cernelha. É verdad que a partir dos 4 meses ela só fortalece os ossinhos e ficam mais robustas, ou ainda cresce?Obrigada!

  • Por favor pode tirar uma dúvida? Minha Lulu tem muitos pelos na carinha isso chega a incomodá-la. Ela tem 10 meses as irmãzinhas dela não tem pelos na carinha, devo cortar ou deixo crescer ?

    • Oi pois é tenho a minha também com muito pelo,daí conversando com um cara que vende ele disse que me enganaram que a minha não é Lulu,e misturada.Fiquei com tanta raiva,só pro causa dos pelos.coloca um foto da sua pra eu ver,obrigada

  • Gostaria de comprar uma fêmea branca ou laranja da raça lulu da pomerania com fucinho de bear ,e de no máximo 28 cm sou de Pernambuco recife quem souber mim envie um email estou esperando

  • Olá bom dia ? Preciso saber quanto de ração um filhote de 70 dias conforme por dia. Me disseram 50 gramas. Ele parece querer mais sempre.

  • olá Bom dia, Tenho uma duvida do sobre o meu filhote, gostaria de saber quantas vezes eles se alimentam ao dia?! a pessoa que me vendeu disse que e uma vez ao dia. gostaria de saber se realmente e isso mesmo?

    • Depende da idade do seu filhote, se ele já tiver mais de 2 meses vc vai ter que alimenta-lo de 3 em 3h, e ir aumentando as quantidades com o passar do tempo, com 1 ano tem que permanecer com a mesma quantidade

    • Oi eu tenho um filhote, e o veterinário recomenda de duas a três vezes por dia, uma é muito pouco pois ele vai passa o resto do dia sem comer, o meu é lulu eu escolhi dar 3 vezes ao dia 10 g por refeição, a quantidade de g vem na embalagem da ração que vc escolheu é só dividir por 2 oi 3 conforme vc preferir

  • Olá, tenho um Lulu da Pomerania de 4 meses e ele ainda nao come ração, os irmaos deles ja alimentam normalmente o que devo fazer, tem dias tambem que ele acorda todo mole parece ate que esta morto eu fico desesperada e ele so volta ao normal depois que toma um pouco de mel! Isso e normal o que devo fazer quanto a isso e a alimentação dele????

    • oi ,tbm tenho uma lulu , ela tbm tem vezes que fica desse jeitoa ponto de dar crise de convulsao, diz a veterinaria que ela dava hipoglicemia por falta de nutrientes devido ela nao estar comendo direito. ela me recomendou que eu desse iorgute , gema de ovo cozida, cenourinha cozinha , mamao

    • kathleen ele provavelmente está com vermes quando não quer comer nem brincar, vc precisa ir numa agro ou clinica veterinária e comprar um vermífugo Petzi com seringa para vc dar em casa uma dose por dia 3 dias seguidos e depois de 3 em 3 meses mesmo processo, e já agora vai em alguma agropecuária grande e compra ração Premier para filhotes (os grãos são pequenos e ela é altamente completa com todos os tipos de vitaminas que ele necessita) é em torno de R$ 35,00 o kg e dá um punhadinho 3 vezes ao dia vai te durar o pct o mês tdo, e fica de olho leva ele para caminhar um pouco com vc na pracinha todo dia no mín uma hora e dá as vacinas importadas nas datas ok, segue isto que não tem erro eu tenho um sei que não é tão fácil cuidar mas vale muito á pena a dedicação de seu tempo pois é um companheirinho para todos os momentos muito fiel e inteligente entende tudo o que vc fala analiza seus gestos e é muito parceirinho para passear fora que vc faz diversos amigos pois todos param para conversar com vc sobre ele devido á beleza!!

  • Olá . Tenho um Lulu de 2 meses e 25 dias . Ele não obedece de forma alguma é também não atende pelo nome . Ele roe de tudo morde e não obedece e de uns dias pra cá começou a fazer o xixi no tapete em vez de fazer no jornal . O que eu faço me ajudem por favor

  • Só um adendo. Na matéria se fala em “Banhos semanais ou quinzenais com shampoo especial”, mas o Spitz alemão não pode tomar banho semanal. É no máximo 1 por mês e no mínimo 1 a cada 3 meses. Se você der banho semanal pode estragar o pelo e ocasionar dermatites. Eles não têm muita glândula sebácea, então não deixam cheiro ruim na casa, não ficam com cheiro forte tampouco precisam de banho semanal 🙂

  • Eu tenho um lulu e tbm uma dúvida.
    Meu lulu tm 4 meses II não para de morde, já tentei de tudo e ela não para….
    Será q uma hora ela para?
    Pode me ajudar por favor??? Não aguento mais ?
    Ela para o que eu posso fazer?

  • Olá tenho uma dúvida,e que viajo de fds e ainda não posso.levar ele comigo oorque faltam algumas vacinas,gostsria de saber se tem algum problema pra eles???

  • Gostaria de uma ajuda.Meu lulu tem ficado muito nervoso qdo estou no quarto e algueM se aproxima Ele fica extremamente nervoso e ate se deixar morde a pessoa Como agir com ele?

    • Ele está sendo apenas super protetor, o ideal é vc corrigi-lo, apresentar a pessoas como um ser bom, essa raça pode ter ciúmes dos seus donos, e até demais

    • You will have not intended to do so, but I think you’ve managed to express the state of mind that quite a lot of consumers are in. The sense of wanting to assistance, but not knowing how or where, is one thing a lot of us are going via.

    • Pues si, estoy completamente de acuerdo… es una satisfacción entrar en una sala donde haya ambiente distendido, personalmente me relaja…¿Lo mejor? jajajajaja cuando entra el INSULTADOR OFICIAL DEL DIA y todo el mudo le ataca..jajajajaja se nos queda el espíritu que ni te cuentooooooo!!!Un besito chateros.Aida María

  • Amigos
    procurando desesperadamente sanar uma duvida encontrei o site de voces com explicacoes importantissimas. Parabens!
    No entanto não achei resposta para minha duvida em lugar algum.
    Poderiam por favor me ajudar?
    Adquiri um spitz branco e na troca da racao por uma melhor (sem transgenico e sem conservantes artificiais – ND Filhotes raças pequenas) , ele amoleceu as fezes como era esperado. Mas isso ja foi resolvido.
    O problema é:
    Nessa faze o coco ficava grudado nos pelos ao redor do anus, assim fiz em casa uma tosa higienica ao redor
    do anus com 65 dias
    O que me assusta é que onde tosei, escureceu, era pele branquinha e esta escura alem de apos 1 semana só tem uma penuginha. É possivel não vir mais pelo naquela regiao? É normal ficar pele escura?
    Poderiam por gentileza responder

    Grata,

    Atr. Gracy
    [email protected]

    • Gracy, bom dia !
      Tive o mesmo probema, e levei o mesmo susto. Mas a veterinária me disse que era normal, que a pigmentação da pele de lulu são mais escuras. Inclusive a barriga dele depois de um tempo começou a escurecer também.

      Só que ainda tenho dúvida se é natural mesmo, ou se foi por causa da tosa.

      Você teve mais alguma informação ?

  • Marcio, boa tarde! Gostei da reportagem, parabéns! Sou cliente do Petlove e tenho um Lulu e é uma raça muito amiga! Gostaria de deixar apenas um alerta referente ao preço dos filhotes de Lulu. Realmente os preços divulgados na internet são em média os informados, no entanto, variam muito se são adquiridos entre os melhores canis, que valorizam bastante a questão genética, pedigree e os padrões da Confederação, podendo custar cerca de R$12 mil. Então, para o leitor que pretende adquirir um Lulu fica a dica de que devem prestar atenção nesse aspecto, inclusive para evitar doenças genéticas. Não quero dizer que os que são vendidos com valores mais baixos são ruins ou não tem o cuidado necessário. São muitos cuidados, inclusive com a pelagem e a alimentação, pois são muito sensíveis. Se a aquisição do filhote for para uma criança, tenham muito cuidado, pois além de sensíveis e exigirem um cuidado todo especial, tem como característica das raças pequenas fáceis lesões de patela. Um abraço a todos.

    • Obrigado Mario, pela preferencia no PetLove e pelo seu comentário. O objetivo do dicas.petlove.com.br é abrir um canal de interação entre todos que gostem do tema Pets. Criamos um espaço democrático para a disseminação de ideias e opiniões. Fique a vontade para interagir e disseminar suas experiencias e opiniões. Abraços.

      • Amigos
        procurando desesperadamente sanar uma duvida encontrei o site de voces com explicacoes importantissimas. Parabens!
        No entanto não achei resposta para minha duvida em lugar algum.
        Poderiam por favor me ajudar?
        Adquiri um spitz branco e na troca da racao por uma melhor (sem transgenico e sem conservantes artificiais – ND Filhotes raças pequenas) , ele amoleceu as fezes como era esperado. Mas isso ja foi resolvido.
        O problema é:
        Nessa faze o coco ficava grudado nos pelos ao redor do anus, assim fiz em casa uma tosa higienica ao redor
        do anus com 65 dias
        O que me assusta é que onde tosei, escureceu, era pele branquinha e esta escura alem de apos 1 semana só tem uma penuginha. É possivel não vir mais pelo naquela regiao? É normal ficar pele escura?
        Poderiam por gentileza responder

        Grata,

        Atr. Gracy
        [email protected]

    • theodora… i love following your adventures. the details of who said what, who’s jaw dropped, your thoughts, a true running journal of your day to day life on the mountain. thank you… i love the opp to share your work, and the contrast of you guys up on that mountain and us, down here in southern cambodia off an island. merry christmas. gabi

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.