Dogue Alemão

Quem se lembra do nosso companheiro de mistérios Scooby Doo? O cachorro mais medroso de todos os tempos é um Dogue Alemão apenas no físico, acabando não fazendo justiça à personalidade desbravadora do nosso companheiro da vida real.

A origem desse gigante é controversa entre Dinamarca e a Alemanha, mas a Federação internacional Cinologica (FCI) aceita Alemanha como país de origem da raça.

Características do Dogue Alemão

Variações

Não existem variações da raça, nem de tamanhos reconhecidas pela Federação Cinológica Internacional (FCI).

Tamanho do Dogue Alemão

É um cachorro considerado de porte gigante. O tamanho mínimo do Dogue Alemão macho é de 80 de altura com as quatro patas no chão, já as fêmeas devem ter 72 centímetros de altura!

Pelagem do Dogue Alemão

As cores permitidas são dourado, tigrado, arlequim, preto e azul. O dourado é totalmente castanho com variações de tons, sem manchas. O tigrado tem a cor de fundo igual da variação dourado e tem listras pretas, não podendo ter manchas brancas. O arlequim é um Dogue Alemão branco com manchas escuras de vários tamanhos e formas, irregularmente distribuídas pelo corpo. A cor azul é uma cor acinzentada (cinza azulado ou azul aço). Existem outras cores que as associações cinologica desaconselham o cruzamento por causa de doenças genéticas, como o merle e o branco. A variação merle é cinza com manchas escuras. O branco é totalmente branco com olhos azuis, geralmente com extremidades rosa.

Padrão da raça CBKC

No site da Confederação Brasileira de Cinofilia é possível encontrar o padrão da raça.

Temperamento do Dogue Alemão

Gentil, amável, companheiro, sensível, afetuoso e calmo são alguns dos adjetivos que podem dizer mais sobre o temperamento desse gigante. O mais interessante é que ele tem o instinto de guarda sobre a propriedade e alguns criadores afirmam que é um cão guarda incorruptível.

Nível de atividade

O Dogue Alemão precisa de pouca atividade física, pois seu porte gigante já lhe obriga a um gasto de energia diário. Especial atenção deve ser dada para evitar atividade física logo após a alimentação para prevenir a síndrome da torsão gástrica muito comum nessa raça.

Atividade de guarda

O Dogue Alemão tem um instinto de cão de guarda principalmente da propriedade e do território, mantêm distância e permanece desconfiado com estranhos. Pode latir para alertar uma invasão da propriedade.

Inteligência e obediência do Dogue Alemão

A raça foi classificada na colocação 48 a. no livro “The Inteligence of Dogs” de Stanley Coren. Nas graduações de 40 a 54 encontra-se listados os cães de inteligência de trabalho e obediência intermediária, que precisam de até quarenta repetições para que aprendam um novo comando, demonstrando, após vinte repetições, um entendimento rústico da ordem dada. Em 50% dos casos, depois de treinados, respondem aos comandos sem necessidade de repetição. Todavia, a confiabilidade de execução depende do treinamento investido. Seu tempo de resposta é considerado lento.

Cuidados com o seu Dogue Alemão

Uma alimentação balanceada é fundamental para manter saudável esse gigante, principalmente com rações super premium para porte gigante. Nessas rações os cachorros comem menos quantidade e tem um maior aproveitamento além de outros benefícios nutricionais importante. Confira nosso post sobre o assunto e descubra qual a melhor ração para o seu pet. Passeios e exercício lúdico são importantes para o bem estar de saúde e mental do seu cachorro. Banhos semanais ou quinzenais com shampoo especial ou shampoo neutro e lembre-se, é preciso tomar cuidado para não entrar água dentro do ouvido, pois pode causar inflamação, lembre-se cachorros com orelha pendulares tem uma menor aeração do conduto auditivo dificultando evaporação de qualquer liquido que tenha entrado no conduto – assista esse vídeo com dicas para dar banho no cachorro! Como todo cachorro gosta de ossinhos, bifinhos, biscoitos e agradinhos, mas lembre-se que os petiscos devem ser dados de maneira moderada. Geralmente eles se adaptam e aprendem rápido em fazer xixi e coco nos tapetinhos higiênicos. Eles adoram brinquedinhos, .

A saúde do Dogue Alemão

As principais doenças ligadas à raça são: eversão da terceira pálpebra, espondilopatia cervical (conhecida como síndrome do cão deambulante), síndrome da torsão estomacal, neoplasias ósseas e higroma de apoio. Como falamos anteriormente é preciso dar especial atenção após a alimentação para ter um período de descanso para evitar a síndrome da torção de estômago que é uma situação de risco de morte eminente e de difícil resolução cirúrgica. Recomendamos visitas anuais ao veterinário, além da ocasião das vacinações e a realização de exames complementares periódicos regularmente, após quatro anos de idade é recomendada acompanhamentos semestrais com exames complementares como exame de urina, exames para ver a função renal, exames para a função cardíaca e etc. Cuidados dentários são importantes, principalmente pela baixa congruência dentária, por isso recomendamos que desde pequeno realizem a escovação dentária do mesmo e quando houver necessidade um tratamento periodontal (erroneamente denominado de limpeza de tártaro), assim como o oferecimento de petiscos que ajudam na limpeza dentária.

Dúvidas frequentes sobre o Dogue Alemão

Solta muito pelo

O Dogue Alemão, por ter pelo curto, realiza duas vezes ao ano uma grande troca de pelos e durante esse intervalo ocorre queda de pelo de menor intensidade, geralmente não costuma incomodar o proprietário. Se você perceber uma queda de pelo acentuada e contínua, provavelmente pode estar ocorrendo alguma doença dermatológica de base como, por exemplo, seborreia, dermatite seborreica, piodermite ou sarna demodecica que está predispondo a queda de pelo, nesse caso é recomendado consultar um veterinário para o diagnóstico definitivo e medidas de controle. Banhos semanais e a escovação com shampoo especial podem ajudar a controlar a queda de pelos.

Qual o clima mais adequado para o Dogue Alemão

O a raça pode se adaptar tanto em clima quente como clima frio.

Quantos anos vive Dogue Alemão?

A raça tem uma vida média de 4 a 9 anos.

O Dogue Alemão late muito

O Dogue Alemão late pouco, porém seus latidos são altos e com um timbre proporcional ao seu tamanho.

Vive bem em apartamento

Sim, o Dogue Alemão vive bem em apartamento, desde que passeie diariamente. Aprende com facilidade a fazer xixi e coco no local certo e gosta de se espalhar no piso frio. O Dogue Alemão não gosta de ficar sozinho por muito tempo, precisa ter contato com os proprietários ou com outros cachorros.

O Dogue Alemão se dá bem com crianças?

Sim, a raça se dá bem com crianças.

Qual o dono ideal para o Dogue Alemão?

O Dogue Alemão se adapta a maioria dos estilos de vida do proprietário, é um cão muito flexível e fácil de se adaptar ao dia a dia.

Como é um filhote de Dogue Alemão

O filhote de Dogue Alemão é pequeno, alegre e divertido. O mais impressionante é acompanhar o quanto ele cresce por dia, cada dia ele está maior.

Quanto custa um filhote de Dogue Alemão

Encontramos no mercado filhotes entre R$ 1500,00 a R$ 3000,00.

Produtos recomendados para Dogue Alemão

Fotos e imagens do Dogue Alemão

Dogue Alemão                Dogue Alemão

 

Imagens via Pixabay e Wikipedia

 

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

8 Comentários

  • Como assim a expectativa de vida varia entre 4 a 9 anos? um intervalo maior do que a expectativa mínima? Muito suspeita essa informação não? Quanto a torção gástrica, afinal é preciso fazer que ele se exercite após as refeições ou que ele descanse após as refeições?

    • Ola Nazaré. O range da expectativa de vida é o que encontramos em livros especializados. Sobre a torção de estomago ela é ESTIMULADA se o cachorro faz atividades fisicas vigorosas apos a alimentação, portanto NÃO estimule atividade fisica após alimentação e converse com o seu veterinário para escolher uma ração com os pellets adaptados para evitar desordens estomacais como a torsão.

  • Eu tenho um Dog alemão e ela late muito, fica agitada com a presença de estranhos na rua e começa a latir horas a fio. Para quem quer um excelente cão de guarda eles sao ótimos, mas se tiver vizinhos por perto ai tem que evitar os latidos porque acabam incomodando.

Deixe um comentário