Meu cachorro não quer comer ração, e agora?

Seu cachorro não quer comer ração? Por mais que essa pergunta soe como algo raro, é muito mais comum do que se parece, já que as suas razões estão diretamente ligadas a erros cotidianos que muitos pais humanos cometem.

Meu cachorro não quer comer ração. E agora?

Meu cachorro não quer comer ração, e agora?

A causa mais comum pela qual o cachorro não queira comer a ração é por estar consumindo comida humana. Todos nós sabemos que os cachorros fazem de tudo para conseguir um pedacinho dos alimentos que estamos comendo, mas é preciso evitar dar comidas humanas para eles, pois, além dos problemas de saúde, isso pode fazer com que eles não queiram mais comer o seu alimento, que já não será mais tão atrativo para eles.

Erros de manejo

Você comeria um pão que estava com a embalagem aberta por dois ou três dias? Com certeza não, acertei? Qualquer alimento que não esteja com o pacote fechado corretamente perderá o sabor, além de murchar, estragar ou até embolorar. E com a ração para cachorro também acontece assim.

Então, deixar o pacote da ração aberto ou em um local inapropriado pode fazer com que o cão rejeite o alimento, que já está sem gosto ou perdeu sua crocância. Além disso, despejar a ração diretamente em um pote por muito tempo pode fazer com que ela perca todos seus “atrativos”.

Mas, afinal, como conservar a ração do meu pet sempre fresca? A resposta é simples: mantenha a ração na embalagem original e utilize um porta-ração, como o Porta-Ração Petlove, disponível em nosso petshop online,  como uma segunda proteção, preservando-a de mudanças de temperatura ou de qualquer tipo de praga, como insetos e ratos.

Ração à vontade

Você deixa a ração do seu cachorro disponível para ele 24 horas por dia? Se a resposta for sim, saiba que o mais recomendado é dividir as refeições em horários regrados, pois o alimento pode perder o sabor e textura, da mesma forma que acontece se o pacote não é fechado corretamente.

Meu cachorro enjoou da ração?

Afinal, é possível que algum cachorro enjoe da ração? É normal acharmos compreensível que um cão enjoe de um alimento que ele come há anos. Todavia, o paladar canino é extremamente diferente ao nosso.

Diferentemente de nós humanos, os cachorros não precisam de um cardápio tão variado, e sim de uma alimentação com todos os nutrientes que precisam para viver saudavelmente. Assim, dificilmente um pet enjoará da sua ração, e o mais provável é que o motivo dele não querer comer a ração seja algum desses citados acima.

Ração para “paladar exigente”

Para nossa sorte, existem cada vez mais produtos que nos ajudam em problemas bastante comuns e difíceis de lidar, assim como esse. Aqui na Petlove, temos algumas rações para “paladares exigentes”, isto é, para cachorros que possuem maus hábitos alimentares, como a Ração Royal Canin Mini Sensible, por exemplo, produzida especialmente para cães com apetite caprichoso ou mais difíceis de comer.

É preciso levar ao médico veterinário?

Se o cachorro está saudável, não perdeu peso e está interessado em outros alimentos, dificilmente ele está com algum problema de saúde que o deixou sem apetite. Porém, caso ele fique dois ou três dias sem comer, é recomendado levá-lo para uma consulta com um médico veterinário de confiança.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.