Como fazer um cachorro parar de pedir comida

Existem dois tipos de cachorro: os que se sentam próximos da mesa e encaram o prato de comida das pessoas com aquele olhar de misericórdia, esperando que alguém ceda um pedacinho, e os que não se aguentam e fazem de tudo para ganhar um bocado de comida humana, seja com pulos, latidos ou choramingos. A verdade é que as duas versões estão implorando por comida, mas um está ao menos se comportando adequadamente.

Antes de tudo, vale destacar que o mais recomendado é evitar dar comida humana para um cachorro. Por mais que oferecer um pedacinho de carne ou pão, por exemplo, seja um modo de demonstrar afeto ao peludo, o ato pode causar alguns problemas de saúde nele.

Como fazer um cachorro parar de pedir comida

Como fazer um cachorro parar de pedir comida?

Vamos ao que interessa. De bate pronto, um conselho importantíssimo para os pais que querem fazer o cão parar de pedir comida: se você cai na tentação de dar aqueles inofensivos pedacinhos para o pet, pare imediatamente! Isso faz com que ele entenda que ele sempre vai ganhar comida toda vez que começar a pedir, ou seja, você está reforçando o comportamento o premiando com alimento.

O ignore!

Sabemos o quanto é difícil ignorar o nosso cachorro, da mesma forma que devemos ignorá-lo quando chegamos em casa e ele faz aquela festa danada, porém, o melhor caminho é desdenhar dos pedidos fofos dele. Quando falo em ignorar, é ignorar mesmo! Então, quando for sentar para tomar café, almoçar ou jantar, esqueça dele. Evite contato físico, visual e não fale com ele. Qualquer atenção pode fazer com que ele entenda que está prestes a ganhar alguma comida.

O ocupe enquanto come

Uma outra alternativa é ocupá-lo enquanto você está fazendo a refeição. Para isso, use e abuse dos brinquedos com dispensers para ração e petiscos, como o Redon Dog ou o próprio Kong. Certamente um desses manterá o pet bastante entretido nestes momentos. Entretanto, caso ele largue o brinquedo e corra para a mesa, siga o primeiro conselho e o ignore.

Modo de prevenção

Uma boa maneira de prevenir que o cachorro peça comida incansavelmente é não oferecer comida humana desde que ele é filhote. Por mais que o cãozinho insista, resistir é o melhor caminho para que ele não repita o comportamento no decorrer da vida.

É preciso ter pulso firme em momentos de correção. Ceder ao menos uma vez fará com que volta à estaca zero. Mas seguir o protocolo de forma consistente é o ideal para corrigir esse comportamento indesejado. Lembre-se de que a paciência é a chave para educar um cão.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

14 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.