O que é um check-up?

Já parou para pensar que depois de você e do restante da família, a segunda pessoa que o seu pet mais precisa ver é o médico veterinário, principalmente para fazer um check-up?

Pois é, as visitas regulares ao doutor – que também pode ir até à sua casa – são essenciais para a realização de um conjunto de exames (inclusive clínicos ou laboratoriais), que o médico veterinário utiliza para averiguar se há algum problema de saúde existente ou em potencial no pet, sendo uma das melhores formas de prevenção que existe.

Cachorro-medica-veterinaria-Petlove

Os check-ups devem acontecer, em média, a cada seis meses ou anualmente, e vão ficando cada vez mais rigorosos à medida que o pet envelhece ou apresenta alguma enfermidade. Entre os exames mais solicitados estão as avaliações renais, hepáticas e cardíacas – nós temos um post com as principais recomendações tanto para cachorros quanto para gatos.

E está enganado quem ainda acredita que check-up só serve para pedir um monte de exames desnecessários. Os médicos veterinários, com base no histórico de saúde dos animais e utilizando algumas técnicas de avaliação, conseguem descartar determinadas hipóteses e focar somente naquilo que pode comprometer o bem-estar do pet.

Se você conversar com um grupo de pais e mães de pets vai ouvir relatos nos quais aparentemente estava tudo bem com o cachorro ou gato, por exemplo, mas graças a um check-up de rotina um problema de saúde foi detectado e a medida preventiva garantiu a melhor conduta médica para o pet.

Não tenho dúvidas que você quer continuar cuidando muito bem do seu pet. Então permita que ele tenha uma rotina saudável, com boas doses de exercícios físicos e mentais, alimentação equilibrada e de qualidade e, claro, os check-ups periódicos rigorosamente em dia!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e que não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.