A dupla macarrão com frango ainda continua sendo a combinação preferida de muitos brasileiros nos almoços de domingo. E aquele aroma do prato aguça não só os nossos paladares, mas os dos cachorros também, que ficam o tempo todo em torno da mesa na expectativa de ganharem um pedacinho do frango.
Como você sabe, por mais que o cachorro faça carinha de pidão, não podemos compartilhar nossas refeições com ele, pois, além dos próprios alimentos, os temperos e molhos que utilizamos no preparo podem ser nocivos para o pet e causar um tremendo mal-estar.
Mas, o que fazer quando um pedaço de frango, com osso e tudo, dá uma escapulida do prato e o cachorro consegue pegá-lo antes da gente?
Avise o médico veterinário
A primeira medida que você deve tomar é entrar em contato com o médico veterinário e avisar sobre o ocorrido. Siga as orientações que ele passar e retorne para pedir atendimento emergencial caso note o seu cachorro debilitado, mais apático ou com episódios de vômitos, diarreia ou sangramentos.
O principal perigo neste tipo de situação é o osso do frango, que costuma ter as pontas afiadas, perfurar algum órgão do peludinho, como esôfago, estômago ou intestino. Portanto, redobre a atenção sobre o cão durante as horas seguintes e procure observar se ele manifesta algum desconforto gastrointestinal. Em caso positivo, não deixe de pedir ajuda a um profissional imediatamente. A demora no atendimento correto pode agravar o quadro do seu cachorro.
Não medique o cachorro por conta própria, não induza ao vômito e nem tente abrir a boca do pet à força enquanto ele ainda está mordendo o osso, pois isso pode aumentar o risco do pet se ferir e, em alguns casos, pode até fazer com que ele te morda para não ter que largar o alimento. Como não adianta chorar pelo leite derramado, melhor seguir as orientações acima e torcer para o organismo do cachorro eliminar a refeição indevida da melhor forma possível.
Previna, sempre!
Como você percebeu, um simples osso de frango (e outros tipos também) pode representar um risco imenso para a saúde do seu cachorro. Então, avise toda família para não compartilhar nenhum pedacinho da refeição com o pet e redobrar os cuidados quando o frango estiver presente no cardápio. Descartar imediatamente os restos em um lixo que o cão não possui acesso é importante para evitar as tão temidas perfurações.
Ensinar o cachorro a permanecer a uma distância segura da mesa e também os comandos de “senta” ou “fica”, ajuda bastante a evitar que ele abocanhe a comida que por ventura cair do prato e depois fique passando mal. Seguindo as boas práticas de prevenção, você tem tudo para saborear suas refeições numa boa e depois recompensar o seu filho de quatro patas pelo bom comportamento com muitas brincadeiras e alguns petiscos apropriados!
Deixe um comentário