Por que algumas aves botam ovos mesmo sem ter um macho junto?

Posso apostar que um número considerável de papais de aves já passaram por essa situação, que nem é tão incomum assim, mas não deixa de causar estranheza e dúvidas quando acontece, principalmente se sua pequena é criada sozinha ou com outra fêmea. E aí, por que uma ave bota ovos mesmo sem um macho por perto?

Podemos fazer um link com as galinhas… elas botam ovos não precisando de galos para isso. Esse evento faz parte do comportamento fisiológico do animal, pois pássaros têm a capacidade de botar ovos mesmo que eles não sejam fecundados, ou seja, não há necessidade de um macho, porém não haverá geração e eclosão de um pequeno passarinho. Isso porque os ovos que não possuem filhotes nada mais são do que óvulos “não utilizados”.

Fatores que influenciam a postura de ovos

A postura de ovos pode ocorrer durante todo o ano. Em calopsitas, por exemplo, a reprodução é indicada a partir de 12 meses, e apenas duas a três vezes no ano, devido ao alto esforço realizado pela calopsita fêmea. Porém, como vimos, a fêmea pode realizar a postura sem fins de reprodução e isso pode ocorrer por diversos fatores, como a iluminação das gaiolas, temperatura, fontes de comida e água.

A companhia da sua pequena também é um fator importante na postura de ovos. Se você possui duas aves fêmeas em um mesmo viveiro, poderá ter uma delas em época de produção e isso influenciará a outra biologicamente. Se for um casal, o cuidado é redobrado. Quando a fêmea está em época de postura, geralmente o macho fica agressivo com ela, então tome cuidado.

Sinais de que a postura irá ocorrer logo e o que fazer depois

Alguns sinais são típicos de um pássaro fêmea em fase anterior a postura, então fique atento a comportamentos como rasgar papel e ficar muito tempo em lugares mais escuros.

Após a escolha do lugar que mais a agrada, a fêmea fará a postura e “chocará” por aproximadamente duas semanas a 20 dias, que é o tempo médio de incubação no caso de ovos fecundados. A partir daí, você pode retirar os ovos da gaiola.

Não é legal que sua ave tenha muitas posturas subsequentes, pois além de ser desgastante, pode gerar desequilíbrios em seu organismo, como nos níveis de cálcio, por exemplo,  o que pode ser letal em alguns casos.

Saúde das aves fêmeas e quantidade de posturas e ovos

É muito importante que os pais humanos estejam atentos aos eventos de postura, pois em alguns casos pode ser necessário que sua ave seja submetida a uma dieta com suplementos específicos, frente ao esforço necessário que estará por vir.

Voltando às calopsitas, no caso delas é normal que haja postura de três a seis ovos por vez.  Esteja atento e observe seu comportamento. É importante saber se ela  está comendo, bebendo água e se as fezes estão normais. Caso algo pareça estar errado, procure um médico veterinário especialista em aves que saberá te orientar quanto ao melhor manejo.

Alguns sinais como aumento e rigidez na região do abdômen da fêmea ou respiração alterada também são sinais de que algo não está certo. Em alguns casos, pode haver a produção do ovo, mas não ocorrer a postura, o que pode colocar sua vida em risco.

O importante é ressaltar que os cuidados e amor com nossos pets devem ser mantidos sempre. No caso dos pequenos pets com asas, é ainda mais importante que o cuidado seja feito de perto, pois sinais sutis  irão indicar se eles estão saudáveis e felizes ou precisam de alguma intervenção.

Sobre o autor

Gabriela Teixeira

Gabriela Teixeira

Estudante de medicina veterinária e mãe da Bela. Possuo formação em Biotecnologia, mas o amor por pets sempre foi maior que minha curiosidade pela ciência, tive que mudar de área e seguir meus instintos..rs..Hoje, nutro minhas paixões e sigo curiosa por tudo que se refere a tratar bem de nossos pets.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.