Por que os cachorros devem usar guia e coleira?

Você sabe por que os cachorros devem usar guia e coleira quando estão nas ruas? Mesmo se o pet for daqueles extremamente comportados, isto é, que não desgrudam do pai humano por nada, isso não quer dizer que ele possa sair por aí totalmente liberto.

Por que os cachorros devem usar guia e coleira?

Use coleira, sempre!

A primeira razão de sempre levar o cachorro para passear com guia e coleira está relacionado à segurança, tanto dele quanto de outras pessoas e pets. Por mais que seja obediente e treinado, sempre existirá a possibilidade do cão se dispersar por conta de algum cheiro, barulho ou quando observa algo interessante. Para facilitar a compreensão, mostrarei três casos que podem acontecer com um cachorro sem coleira.

Caso 1: Você está passeando com seu cachorro sem guia e coleira, quando ele é atraído pelo cheiro fascinante de frangos assados expostos na parte de fora da padaria do outro lado da rua. Quais seriam as consequências se ele atravessasse a rua sem ao menos olhar para os lados? Certamente você não teria o que fazer, afinal, o pet não estava utilizando nenhum equipamento necessário para que você tivesse o controle de onde ele deveria ou não andar.

Caso 2: Você está andando tranquilamente ao lado do seu pet, quando, de repente, alguns cachorros em situação de rua chegam próximos a ele e começam a latir desesperadamente por serem os “donos do território”. Nesse caso, a chance de acontecer uma briga canina é alta, e provavelmente você não terá como contê-la.

Caso 3: Durante um passeio, seu cachorro – sem guia e coleira – se assusta com algo ou alguém. Nessas situações, ele pode correr incansavelmente, atacar uma pessoa desconhecida ou simplesmente se esconder. Não temos como prever quando algo assim pode acontecer e, se ele estiver solto, as consequências podem ser sérias.

Existem leis que obrigam o uso de guias e coleiras no Brasil?

Em São Paulo, por exemplo, desde novembro de 2003, uma lei obriga não somente o uso de coleira e guia, mas também focinheira para cachorros da raça Mastim Napolitano, Pit Bull, Rottweiler, American Staffordshire Terrier e outras variações ou raças derivadas em vias públicas, logradouros ou locais de acesso público. Em 2005, também foi aprovada uma lei que obriga o uso de coleira e guia em qualquer raça em locais como parques, por exemplo.

Já no Rio de Janeiro, existe, desde 2005,  uma lei que obriga a utilização de coleiras e guias em cães durante os passeios nas ruas, independentemente da raça ou tamanho do pet. Aliás, as pessoas que não cumprem a norma são advertidas com multas, e em caso de reincidência, ocorre a apreensão do cachorro.

As leis podem variar de acordo com a região, mas independentemente de ser algo obrigatório ou não, o ideal é sempre pensar no bem dos nossos pets.

Segurança em primeiro lugar!

A guia e a coleira são objetos extremamente úteis que todos nós devemos utilizar para garantir a segurança do cachorro, de outros pets e de pessoas que estão ao redor. Existem inúmeras circunstâncias que podem por nossos pets em risco durante um passeio e mantê-los na coleira é a melhor alternativa para garantirmos a integridade deles.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.