Cachorros podem sorrir ou dar risada?

Os cães são capazes de rir? Muitas imagens de cachorros com um sorriso de orelha a orelha rolam pela internet, mas todos, ou pelo menos quase todos, acreditam que sejam momentos isolados onde o pet apenas “parece” estar rindo e o pai humano conseguiu um click rápido.

A princípio, biólogos e pesquisadores do mundo inteiro acreditavam que o riso era uma característica humana e que nenhum animal era capaz de sorrir, mesmo com a teoria de Charles Darwin, proposta em seu livro chamado “A expressão das emoções”, de que os chimpanzés e outros macacos emitem sons de risada quando são agradados. Entretanto, um estudo feito por Patricia Simonet, da Universidade de Sierra Nevada, na Espanha, concluiu que sim, os cães são capazes de dar risadas.

Cachorros podem sorrir ou dar risada?

Sabe aquele momento em que seu cão está com aquela típica respiração, bem ofegante, quando está agitado por causa de uma uma brincadeira ou passeio? Para Simone, essa é uma forma do pet expor que está satisfeito e feliz, ou seja, ele está sorrindo! Diferentemente de nós, que abrimos a boca e, posteriormente, mostramos os dentes, os cachorros inalam o ar e a abrem para forçar a respiração.

De acordo com a pesquisa, o som emitido pela “risada” de um cachorro pode ser usado como reforço positivo. Inicialmente, ela confirmou os efeitos dos barulhos em 15 filhotes, que se alegraram rapidamente ao ouvir o riso canino captado em parques por um microfone parabólico utilizado por sua equipe. Já em um abrigo, Simonet notou que os sons ajudavam os cães a se acalmarem.

Cachorros podem sorrir ou dar risada?

O riso canino é dissemelhante do riso humano. Eles sopram, deixam a boca semiaberta e se mantêm ofegantes. Em algumas ocasiões até podem soltar uns leves latidos e, claro, abanar a cauda – algo que normalmente nos dá a certeza de que estão felizes.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.