Por que cachorros gostam de gravetos?

A cena de um cachorro brincando alegremente com um graveto é quase que um final de filme da Sessão da Tarde, não é mesmo? A combinação cão + graveto é tão clichê que muitos pais, durante passeios em parques, gostam de pegar um galho caído e arremessá-lo para o pet buscar. 

Por que cachorros gostam de gravetos?

Por que cachorros gostam de gravetos?

A princípio, não temos uma resposta objetiva para essa pergunta. Muitos cachorros adoram gravetos, basta ver um no chão para abocanhá-lo – como se houvesse algum tipo de energia magnética entre eles. Ao mesmo tempo que outros nem ligam, muito menos demonstram qualquer tipo de interesse.

É assim com qualquer tipo de brinquedo: enquanto alguns gostam de bolinhas, outros preferem bichos de pelúcia, frisbees, cordas, entre muitas outras opções. Isso significa que cada cachorro possui seus interesses particulares.

Agora, falando especialmente sobre os que são apaixonados por gravetos, vários aspectos considerados atrativos podem ser levados em consideração, desde a textura, o cheiro ou o sabor. Em parte, se o seu filhote gosta de gravetos, existe a chance de ele apenas estar querendo dar uma “aliviada” na erupção dos dentes, mas se ele for adulto, isso pode ter uma relação direta com a necessidade que os cachorros têm de roer.

Embora seja incomum, problemas de saúde ou doenças nutricionais podem estar relacionados, caso o cachorro não goste apenas de morder, mas também comer a madeira.

Graveto = perigo!

E lá vamos nós – mais uma vez – fazer velho papel do “estraga prazeres”. No geral, não é recomendado que cães brinquem com gravetos, galhos ou qualquer pedaço de madeira. Uma simples brincadeira divertida pode virar uma baita dor de cabeça.

Além da possibilidade do pet engasgar, a madeira pode machucar a gengiva e a boca, possivelmente provocando uma infecção, bem como lesões no estômago ou intestino, caso o cachorro ingira um pedaço pontudo.

Seu cachorro gosta de brincar e morder gravetos? Simples: compre um graveto de brinquedo para ele! No petshop online da Petlove, temos o Brinquedo Buddy Toys Graveto Nylon, que é flexível, atóxico e ainda ajuda na limpeza dos dentes ou o Brinquedo Benebone Maplestick, que tem o formato idêntico ao de um graveto e também auxilia a manter a saúde bucal do pet em dia. Para os os pets que adoram brincadeiras aquáticas, o Brinquedo Buddy Toys Graveto Flex é a melhor alternativa.

 

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

2 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.