Afinal, por que o coelho é símbolo da Páscoa?

Todo mundo sabe que a Páscoa é um feriado que recorda a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Agora, já parou para pensar por que o coelho é símbolo da Páscoa? Senta que lá vem história…

Coelho, um dos símbolos da Páscoa

Por que o coelho é símbolo da Páscoa?

Porque o coelho representa a páscoa ainda é um mistério para muita gente. Ou melhor, para todo mundo! Não se sabe ao certo o motivo, mas muitos acreditam que a imagem do coelho é usada para representar a fertilidade, o nascimento e a esperança da vida.

Desde o antigo Egito, os orelhudos já eram símbolos de fertilidade e “vida nova”, por causa da rápida reprodução da espécie. Com o passar do tempo, por ser o primeiro animal a sair da toca após o inverno, também se tornou uma figura de renascimento.

Outra versão que vem sendo propagada por aí é que o coelho teria sido o primeiro ser vivo a presenciar a ressurreição de Jesus Cristo. Porém, a ideia de ser um símbolo de esperança é o que mais se desenvolve.

Ovo símbolo da Páscoa?

“Tudo bem, já entendi porque o coelho é símbolo da Páscoa, mas e o ovo?” O ovo, por sua vez, era considerado um alimento “sagrado” antes mesmo de Cristo. Alguns povos antigos, como os persas e os romanos, acreditavam que o Mundo teria a forma oval. 

Inclusive, para se ter uma ideia, existiam povos que, durante a Idade Média, acreditavam que o nosso Planeta teria nascido dentro de uma casca de ovo.

Dessa forma, por ser um alimento divino, o ovo de galinha era considerado o presente perfeito para amigos e familiares para comemorar o fim do inverno e, claro, o início da primavera.

Assim, com o início da celebração da Páscoa cristã, a troca de ovos passou a ser uma tradição durante a Semana Santa. Isso porque o alimento passou a ser visto como um símbolo de ressurreição de Cristo.

Ovo de páscoa

Tempos depois, mais precisamente no século XIX, na França, surgiu, junto com o símbolo do coelho da Páscoa, a tradição do ovo de chocolate que, cá entre nós, é um presente muito melhor que um ovo de galinha.

Depois desse “mergulho” na história da Páscoa, vale destacar que nem mesmo os historiadores sabem identificar a narrativa verdadeira. Mas, ainda assim, é possível compreender basicamente o que o coelho e o ovo simbolizam para o feriado.

Lembre-se: coelho não é presente de Páscoa!

Por fim, devemos sempre lembrar que coelhos não devem ser presente de Páscoa! Isso porque quem é presenteado nem sempre está disposto a sustentar e oferecer os cuidados necessários que o pet precisa.

Neste feriado (e todos os outros), não fuja do convencional. Ovos e coelhos de chocolate certamente são as melhores opções para presente de Páscoa.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.