Coelho de estimação: tudo o que você precisa saber

Deixe-me adivinhar: você está pensando em adotar um coelho de estimação, mas não tem ideia de como cuidar, alimentar e qual raça escolher? Calma que nós vamos te ajudar! Mas, antes, saiba que os coelhos precisam de muito carinho e atenção, embora sejam bastante independentes.

Assim como cachorros e gatos, os coelhos domésticos também são divididos por raças. Sim, existem várias raças de coelho de aparência e tamanhos diferentes, como coelho anão, coelho gigante e, claro, o coelho de tamanho “comum”.

Raças de coelho de estimação

Coelho Rex de estimação

coelho Rex foi criado no século passado, na França, e ganhou fama rapidamente no Mundo inteiro. Isso graças ao seu temperamento dócil, alegre e brincalhão, além de uma pelagem bastante curta e aveludada.

Esses orelhudos são bastante amigáveis e gostam de receber atenção a todo momento. Por essa razão, são uma excelente opção para animais de estimação.

coelho de estimação fuzzy lop

coelho Fuzzy Lop, também conhecido como Fuzzy Lop Americano, é um dos tipos de coelho mais procurados por aqui – talvez pela aparência exótica. A raça possui uma pelagem bastante macia e felpuda, que mais se parece com lã, e suas orelhas são caídas, diferentemente de outras raças de coelho.

Inclusive, o Fuzzy Lop é um excelente coelho anão para quem mora em apartamentos ou ambientes reduzidos. O formato do seu corpo é arredondado e seu peso é de, no máximo, 2Kg.

Nova Zelândia branco

Apesar do nome, o coelho Nova Zelândia foi criado nos Estados Unidos e também entra na lista dos tipos de coelho populares no Brasil. É um pet um pouco mais reservado, mas também é bastante dócil e adora interagir com seus humanos.

O Nova Zelândia é conhecido mundo afora pela sua capacidade de procriação. Para se ter uma ideia, é comum que cada ninhada da raça nasçam de 10 a 12 filhotes de coelho.

  • Coelho Teddy

coelho marrom ao lado de um urso de pelúcia

O coelho Teddy é a raça de coelho anão mais nova a ser criada. De origem alemã, a raça ganhou fama rapidamente graças à sua pelagem longa e macia e ao seu tamanho. Um coelho Teddy pode pesar no máximo 1,3Kg.

Gigante de Flandres no colo de um homem sentado

Antes de mais nada, sim, existe raça de coelho gigante. Aliás, algumas até pesam mais que muitos cachorros. Como é o caso do Gigante de Flandres. Esse coelhão tem corpo largo, orelhas e pernas enormes e pode pesar até 12Kg!

Vale destacar que o Gigante de Flandres é a maior raça de coelho do mundo!

Como cuidar de um coelho de estimação?

Se você está buscando informações de como cuidar de um coelho, aí vai a primeira: eles não são nada parecidos com cães e gatos! Questões de higiene, alimentação, dia a dia… tudo é diferente!

Mas, calma, criar um coelho não é difícil, muito pelo contrário. Eles são pets muito independentes, brincalhões e silenciosos – às vezes até demais. O erro mais comum é manter o pet dentro da gaiola 24 horas por dia.

Isso porque os coelhos possuem um alto nível de energia que deve ser gasta diariamente. Para isso, eles precisam de boas doses de liberdade durante o dia para correrem livremente.

Vale destacar que não é indicado deixar um coelho solto pela casa sem qualquer supervisão. Isso em razão da curiosidade que os toma conta.

O que coelho come?

Se você acha que o coelho come apenas cenoura, está muito enganado! A alimentação dos coelhos é baseada em fibras, como verduras escuras e feno. Ou seja, coelhos não devem comer apenas ração.

Dessa forma, o ideal é que a alimentação do coelho de estimação seja dividida em 80% de fibras e o restante pode ser suplementado com frutas, legumes e ração. Lembre-se de consultar um médico veterinário para montar a dieta ideal.

coelho ao lado de feno

Coelho pode tomar banho?

Muita gente se pergunta se coelho pode tomar banho. Na realidade, eles não podem de forma alguma! Primeiro, porque eles fazem a sua própria limpeza, assim como os gatos. Segundo porque são animais extremamente estressados e o contato com a água pode até levá-los a óbito.

É possível adestrar coelho de estimação?

Você sabia que é possível adestrar coelho? Inclusive, algumas raças, como o coelho Fuzzy Lop, são consideradas extremamente inteligentes e fáceis de treinar, desde que haja muita persistência e paciência por parte dos humanos.

Quando falamos em treinar o coelho, não pense que ele fará vários truques, assim como os cães. Mas é possível ensinar alguns comandos, como ir para a casinha, ensiná-lo a fazer xixi no lugar certo, entre outros.

Gaiola para coelho de estimação

Uma coisa é certa: coelhos ocupam muito pouco espaço! Mas isso não significa que você deve comprar uma gaiola pequena para ele. Afinal, para que o pet possa se mexer tranquilamente,  ela deve ser bem espaçosa e compatível com o tamanho dele. Veja algumas opções de gaiolas para coelhos:

Portanto, agora que você já sabe tudo sobre coelho de estimação, não se esqueça que no petshop online da Petlove você encontra tudo o que seu orelhudo precisa, como ração, gaiola, petiscos, brinquedos e tudo mais!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.