Por que os cachorros fazem xixi em tudo?

Já parou para pensar por que os cachorros fazem xixi em tudo durante os passeios? Haja urina para tanto poste, não é mesmo? Se para nós o ato de urinar serve para expelir o excesso de líquido em nossos corpos, para os cães é uma forma de comunicação super importante.

Por que meu cachorro faz xixi em tudo?

Os segredos de um simples xixi

A urina canina, assim como a felina, possui feromônios, que são substâncias químicas biológicas que contém uma série de informações sobre o cachorro, desde saúde, idade, disponibilidade sexual e até o estado emocional.

Sair por aí farejando todos os postes próximos à sua casa, além de ser enriquecedor, é uma forma de conhecer todos os cachorros do bairro. É como se ele navegasse pelo Blog Dicas Petlove para saber sobre as últimas notícias e novidades do mundo pet – claro, se houvesse uma aba de “fofocas” ou classificados.

Além de um noticioso, a urina dos cachorros ainda serve como um “Tinder canino”. O cheiro do xixi de uma fêmea que está no cio e à procura de um macho é muito diferente de uma outra fêmea que não está em período fértil.

Marcação de território

Talvez todos os pais humanos saibam dessa propriedade do xixi canino. Os cachorros simplesmente gostam de marcar os locais por onde passam por meio do cheiro da urina. Isso acontece por acharem que os lugares onde passam diariamente são deles, então,os marcam com o xixi para que o próximo pet que passar por lá saiba que outro já conquistou o território.

Inclusive, essa é uma conduta herdada de seus ancestrais. Os lobos costumam marcar o perímetro de seu território com a urina. Isso mesmo, eles cercam toda a região com xixi para que outros lobos que venham a perambular nas redondezas saibam que aquele é um terreno familiar que já está dominado.

Por que os cachorros fazem xixi nos postes?

Essa seria mais uma daquelas típicas perguntas que não têm resposta, afinal, qual seria a relação entre postes e xixi? Na verdade, existe sim motivos para os cachorros adorarem os postes.

Os cachorros, especialmente os machos, preferem marcar áreas verticais, uma vez que ter o seu cheiro acima do chão faz com que o ar o leve para muito mais longe. Incrível, não? Mas não para por aí: eles sempre buscam urinar na parte mais alta possível para que seja mais difícil que outros cães consigam cobrir a sua mensagem – é por isso que os machos levantam as pernas para urinar!

Graças ao “gosto” por superfícies verticais, tanto os postes quanto hidrantes, árvores, placas de sinalização, entre outros não escapam da urina canina.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.