OK!
> Cachorro > Primeiro caso de cachorro com varíola dos macacos é registrado no Brasil

Primeiro caso de cachorro com varíola dos macacos é registrado no Brasil

Por Amanda Fernandes -

O primeiro caso de varíola dos macacos em um cão no Brasil foi confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em comunicado oficial. O filhote de cinco meses foi infectado devido ao seu tutor que testou positivo para o vírus monkeypox no começo do mês. 

Cachorro triste deitado

Em nota, a secretaria informou que o pet teve os primeiros sintomas há 10 dias, uma semana após seu tutor apresentar os primeiros sintomas da doença. Esse é o terceiro caso registrado no Mundo. O primeiro foi na França e o segundo nos Estados Unidos. 

Ainda de acordo com a pasta, entre os primeiros sintomas de varíola dos macacos apresentados pelo cachorro estão: coceira, lesões, espinhas e crostas no dorso e pescoço. O resultado da doença foi detectado por meio de exame de biologia molecular (qPCR).

“O paciente foi orientado pelo município de Juiz de Fora a manter o animal em isolamento e a adotar medidas sanitárias para a rotina de alimentação do cão e de higienização do local”, relatou a SES-MG, que acrescentou que o pet e o tutor passam bem. 

A SES-MG e o Ministério da Saúde orientam que os tutores com suspeita de contaminação ou contaminados pela varíola dos macacos evitem contato direto com os pets. 

Ainda não se sabe o bastante sobre a transmissão do vírus de humanos para cães e gatos, por isso, os casos relatados no Mundo estão em estudo.

Por Amanda Fernandes

Sou jornalista, pós-graduanda em Marketing e adoooro falar sobre pets. Sou mãe da gatinha Cristal, do agapornis Alisson e do meu eterno Dachshund (vulgo salsichinha) Scott. Além de pets, curto muito história e uma boa pizza. Desde pequena sou conhecida por amar cães .❤

Veja todas suas publicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e fique sabendo das ofertas antes de todos!