Ração úmida – prós e contras

Existem muitas dúvidas com relação às rações úmidas como, por exemplo, se ração úmida faz mal, se é saudável, se o animal vai aceitar a ração tradicional depois de experimentar o sachê, entre tantas outras. Por isso, hoje, vou responder essas e outras dúvidas. Confira:

Ração úmida faz mal?

Ao contrário do que alguns pensam, as rações úmidas têm nutrientes balanceados para a dieta de cães e gatos e, por isso, não fazem mal aos nossos pets. Muitas pessoas utilizam a ração úmida como petisco, ou seja, como um agrado para o animal. Se essa for a sua intenção, cuidado! Por serem mais palatáveis, o animal pode deixar sim de comer a ração seca.

Por ser balanceada e nutritiva, a ração úmida é uma ótima opção de alimento para nossos bichinhos. No mercado, existem diversos tipos de ração úmida. No entanto, é sempre bom lembrar que, antes de escolher uma ração para seu pet (seja ela úmida ou não), é importante conversar com seu veterinário de confiança para que ele indique opções de rações de acordo com as necessidades nutricionais do seu cachorro ou gato.

ração úmida é mais saborosa

Ração úmida para gatos

Para os gatos, a ração úmida apresenta ainda mais vantagens. Os gatos utilizam a proteína como fonte principal de energia, que é o ingrediente presente em maior quantidade nas rações úmidas. Além disso, alguns gatos castrados ficam mais suscetíveis ao aumento de peso e, por isso, se suas dietas forem compostas apenas por ração seca, que possui como base o carboidrato, as chances de ficarem acima do peso aumentam.

Além disso, gatos também possuem predisposição às doenças do trato urinário devido ao hábito de beberem pouca água, então aí está mais uma vantagem da ração úmida. Seu teor de umidade é de 80%, contra 10% da ração seca, evitando a formação de cálculos urinários.

ração úmida para gatos

Ração úmida para cães

Os cachorros, por sua vez, utilizam como fonte primária de energia o carboidrato, assim como os humanos. No entanto, isso não significa que eles não podem consumir rações úmidas. O ideal é balancear. Para saber a quantidade correta de acordo com as necessidades nutricionais do seu cão, o melhor é consultar um veterinário de sua confiança!

ração úmida e ração seca

Foto: www.estimacao.com.br

Ração úmida para cães e gatos idosos

A ração úmida também é indicada para animais idosos que já perderam alguns dentes e/ou animais debilitados que estão com apetite seletivo devido a alguma doença. Para estes casos, existem, ainda, rações úmidas terapêuticas, que tratam determinadas enfermidades e se encontram nesta versão úmida afim de estimular o paladar do animal. Um exemplo é a ração para doentes renais, que possui menor teor de proteínas e fósforo.

Existe alguma desvantagem em oferecer a ração úmida?

Sim. A ingestão de ração úmida em maiores quantidades aumenta as chances de o animal desenvolver placas bacterianas nos dentes. Além disso, dependendo da marca, a ração pode apresentar alta concentração de conservantes e corantes, podendo causar alergias se houver exagero no consumo. Por isso, converse com seu veterinário de confiança sobre a marca que pretende comprar.

Outro ponto negativo sobre essas rações é seu prazo de validade mais curto. Após aberta, a ração úmida pode ser guardada apenas na geladeira por, no máximo, 3 dias. Ela também possui um custo mais elevado em relação à ração seca, se comparado por kg.

Qual a quantidade certa de ração úmida para o animal?

O ideal para gatos é substituir uma refeição do dia por um sachê. Já para cães, pode ser oferecida como recompensa por bom comportamento.

Com moderação, todos são beneficiados! Inclusive o tutor, que fica feliz em agradar seu companheiro!

Sobre o autor

Juliana Packness

Juliana Packness

Especialista em patologia clínica veterinária

23 Comentários

  • Minnha cachorra so quer comida de sache. A veterinaria e contra nem adianta falar com ela. Principalmente pirque ela era da rua e tem problema com desisterua. Mas eu conteolo com probiotico. So preciso de uma dica. Qyal a melhor racao de sache e que faca bem para o intestino. Alguem me ajuda. Nem misturada com racao ela quwr comwr. Ja passou quase uma semana sem comwr nada. Preciso de ajyda. Obrigada

    • Não sou vet mas tenho muita experiencia com animais. A royal canin tem rções intestinal tanto seca como umida e que são bem toleradas por eles os meus adoram, como vcpode fazer pastinhas em casa comfigado e frango cozidos em agua pura sem temperose no maximo um fio de azeite e que pode ser servido com arroz integral e ou com legumes. Boa sorte!

      • Por ser tão experiente com animais, deveria saber que Royal Canin é só marca, pois contém transgênicos e sua fórmula não é tão boa quanto outras rações no mercado como “Natural” e “N&D”.
        Cuidado com a propaganda enganosa.

  • Adotei uma gatinha linda de 3 anos, quando ela chegou na minha casa ela comia normalmente a ração seca, mas para agradá-la resolvi dá-la saches e com isto ela não quer mais comer ração seca, saio cedo para o trabalho encho a vasilha com a ração seca e qdo retorno a noite ela nem mexeu na ração. Assim que entro em casa ela começa a miar e passar entre minhas pernas e corre para o local onde está a ração para que eu dê a ela o sachê. Sei que tenho culpa no que está acontecendo, mas por querer agradá-la acabei fazendo com que ela não queira mais a ração seca. Estou muito preocupada, ainda não perdeu peso mas sei que irá perder, não estou dando sachê a ela pra ver se come a ração. O que faço. Já levei ao veterinário e ele disse para eu não dar o sachê pq qdo ela sentir fome vai comer da ração.

    • Oi Zelia. Tenho o mesmo problema com meus gatos. Mas tenho uma dica pra vc, quando colocar a ração para seu gato põe com leite líquido, não muito e nem todos os dias. Fiz isso e agora eles conseguem comer um pouco mais da ração.

    • ultimamntente existe vertentes que sugerem a raçãoumida como alimentos favoraveis se voce tem condições de sustentá-la com saches umidos para gatos, é super fvoravelpara a saude dela pois, a previne de calculos renais e desidratação pois o teor de umidade é grande e super favoravel aos gatos. Desencane, dê saches para ela, sem problemas

  • Tenho uma poodle de 12 anos que não como a ração seca sem o sachê . Os sachês da dog show são otimas e ela fica muito feliz quando sente o cheiro . Adorei a ideia da água no sachê, vou começar a fazer para incentivar a beber mais água e também vai ajuda-la a mastigar a ração

  • Muito boa a matéria.
    Tinha dúvidas quanto aos benefícios dos sachês. (Ração úmida).

    Amei a ideia da água no sachê.
    Apesar do meu gato tomar bastante água.

    • Fica a dica de você levar seu gatinho ao veterinário e fazer uma ultrassonografia, pois o meu bebia muita água, chegava a pedir, adorava gelo e tinha uma até uma fonte. Infelizmente, apenas com 8 anos o perdi em uma semana por problemas renais. Não me conformava devido ao fato dele sempre beber muita água. Conversando com outro veterinário, ele me explicou que isso já era um sinal de problemas renais e ele não gostava de ração úmida.

  • Fui adotada por um gato macho, castrado e tem por volta de 1 ano e meio e já fiz de tudo para ele tomar mais água e adorei a ideia da Andre TM. Vou fazer isso também, pois, ele adora sachê e não deixa de comer a ração seca, o que é bom né… mas, tomar água é um problema. abs

    • Olá Vania ,uma sugestão para seu gato tomar mt água :
      Procure no Mercado livre por : Bebedouro Vip Fonte P/gatos Patinhas C/bomba – 2,5 Litros ,mas há maior e a melhor é a de cerâmica (barro) mantém a água fria . Meu gatinho toma muuuito e minha preocupação acabou. Não chega a 90 reais.

  • tenho uma filhinha, pequena, acho que vira lata misturada com pincher, dou ração úmida PEDIGREE… mas ela não come mais a ração seca. O que devo fazer pra ela voltar a comer a ração seca?

  • Tenho 3 meninas e uma delas é idosa da raça persa .Ela tem policistos nos 2 rins sendo que um já não funciona mais. Ela come Royal Canin renal mas não gosta. A umida ela mais lambe do que come. Come a comida das outras. Será que faz mal? Mas fico atenta . Ela toma geriox.

  • Estou dando gold frango e arroz ,!e minha yok além de ela comer super bem .Eu estou preocupada porque ela ao invés de ganhar peso eh estou sentido que ela está emagrecendo . já fiz exames de fezes e não deu nada . OK que deve ser ?

    • Respeite a indicação diária, que se encontra no rótulo da ração, de acordo com o peso dela. Se ela mesmo assim estiver perdendo peso, pode ser sintoma de diversas enfermidades, que apenas em uma consulta veterinária é possível pesquisar.

  • Eu tenho 2 caes! Omacho tem 2 anos e a femea tem um ano. As vezes eu dou a raçao umida da marca francy fest (e de gato) sabor salmao. Tem algum mau a eles?

    • O ideal é dar a ração de acordo com a espécie deles, já que as necessidades são diferentes (proteínas, carboidratos, vitaminas).

  • Tenho 2 gatos. E eu dou a ração golden premium.. Quando quero fazer um agrado, eu dou um sache pra cada. Mas no máximo 1 vez na semana. Isso faz com que não se acostuma.

  • Eu tenho uma gata de 11 anos que já teve infecção urinária 2 vezes, causada, segunda a veterinária, pela baixa hidratação.
    Eu costumo oferecer, pelo menos, meio sachê pela manhã e meio sachê pela noite, porém aproveito para misturar água, mexendo bem para diluir o molhinho – que é o que ela mais gosta.
    Já comprei 3 fontes de água, uma meia dúzia dos mais diversos bebedouros, espalhei potinhos e pratinhos de água pela casa, deixo a torneira da pia do banheiro pingando, mas nada é mais eficiente do que água no molho do sachê.

Deixe um comentário