Gatos podem tomar leite? A verdade sobre esse alimento

leite para gatos

É muito comum donos de gatos se perguntarem: gatos podem tomar leite? Isso porque vemos isso acontecendo em filmes e desenhos animados. E então?

Não, gatos não podem tomar leite. Sim, eles gostam, é verdade. No entanto, apesar de não ser um produto tóxico, ele não é saudável para os felinos, podendo fazer com que desenvolvam diarréias e vômitos.

“Existem outros alimentos muito mais saudáveis para se oferecer. Não é porque gostam que eles podem tomar. Além disso, alguns gatos, assim como algumas pessoas, podem apresentar intolerância a lactose”, explica o médico veterinário José Mourino.

O ideal é que o gato coma apenas suas ração, por se tratar da forma mais balanceada de alimentação do felino.

“Se for o caso de criar uma dieta caseira, ela deve ser feita sob supervisão de um médico veterinário nutrólogo, visto que alguns alimentos podem causar intoxicações graves, como alguns peixes, uva e cebola”, explica a médica especialista em felinos Tatiani Camargo, do hospital veterinário Vet Quality 24h.

gatos podem tomar leite

O que fazer no caso de ingestão?

O recomendado no caso é ficar de olho para ver quais as reações do animal. Se ele vomitar ou tiver diarreia, deve ser levado imediatamente a um hospital veterinário.

“Caso a quantidade for pequena ou eles tomarem de forma esporádica, nada deve acontecer. Mas se houver muita quantidade ou eles tomarem com frequência, a dieta pode ficar desbalanceada. E sabemos que quanto melhor a dieta, mais saúde e longevidade”, comenta Mourino.

No caso de intolerantes, diarréias graves e perda de peso podem acontecer e muitas vezes evoluir para problemas crônicos.

gatos podem tomar leite 2

E se o gato sempre tomou leite? Nesse caso gatos podem tomar leite?

Uma das maiores questões na hora de pesquisar sobre se gatos podem tomar leite é sobre aqueles que já estão acostumados com o alimento.

Nesse caso, o melhor é ir diminuindo a quantidade aos poucos e substituindo por outros alimentos mais saudáveis.

Muitos produtos de consumo humanos podem ser tóxicos ou não. É necessário lembrar que o gato é um carnívoro e deve ter uma dieta muito diferente da nossa.

Sobre o autor

Larissa Moreira

Larissa Moreira

Larissa tem quatro miaus: Câmara, Ação, Gravando e Clica Fora, está no quarto ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, é apaixonada pela língua alemã, livros de fantasia, chá de camomila e pelos seus quatro bebês (que já nem são mais bebês).

1 Comentário

  • Meus bebês, logo que chegaram tiveram problemas pois, como eram muito novos e foram abandonados na rua achei que poderia oferecer-lhes em substituição ao leite materno. Foi um desastre pois os bebês tiveram diarreia e sujaram a casa toda.

    Hoje, com quase dois anos os dois só comem ração para gatos castrados, mas são super curiosos, tudo que vêem cheiram e algumas vezes querem experimentar.

    Quando como requeijão, ou creme de leite, coloco um pouco na ponta dos dedos para eles lamberem e, já caçaram e comeram pardais e rolinhas algumas vezes.

Deixe um comentário