Raças de cachorro parecidas com setter irlandês

Com pelos longos em tom “ruivo” intenso, o setter irlandês é considerado um dos cachorros mais bem apresentados do mundo canino. Meigo e dócil, este cão de caça já foi mais popular, mas ainda assim tem muitos amantes espalhados por aí, inclusive no Brasil.

Sua “saia” mais longa do que o restante dos pelos do corpo é natural e não requer técnicas de tosa para que fique desta forma. Carinhoso e super família, o setter irlandês costuma se adaptar a diferentes estilos de vida, mas precisa de atividades mentais e físicas todos os dias para que não fique ocioso e, consequentemente, destrutivo.  

Embora no Brasil existam criadores da raça, é frequente recebermos perguntas sobre raças parecidas com o setter irlandês e, por isso, fizemos esta lista:

Golden retriever

O golden retriever é um dos cachorros mais populares em nosso País, mas ainda assim algumas pessoas acham que ele se assemelha um pouco com o setter. Ok, ambos possuem uma saia longa e alguns tons de goldens são tão escuros que beiram o vermelho, mas a principal diferença entre eles estão em suas funções iniciais. Os goldens se enquadram no time dos “retrievers”, que buscavam a caça com a boca, enquanto os setter tinham como função cuidar de criações de aves, sem tocá-las (o que foi modificado com o passar do tempo).

Flat-coated retriever

Parecido com um golden retriever, exceto por sua pelagem totalmente preta ou chocolate, o Flat-coated retriever é bem exuberante. Resultado do cruzamento entre setters e terra-novas, ele quase desapareceu logo após a Segunda Guerra Mundial, abrindo espaço para a criação de goldens e labradores. Repare bem no seu rostinho: não tem um quê de setter irlandês naquele focinho?

Setter inglês

Esse parente do setter irlandês é bem parecido com ele fisicamente, mas a coloração de sua pelagem é bem distinta. Enquanto o irlandês é sempre de cor sólida (fulva), o setter inglês é “mesclado”, normalmente tendo o branco como cor de fundo, ele pode apresentar manchas/ pintas por todo o corpo.

Sobre o autor

Jade Petronilho

Jade Petronilho

É jornalista por formação e comportamentalista veterinária por paixão. Desde criança é a "louca dos bichos", por isso resolveu estudar medicina veterinária, etologia e nutrição animal, mas ainda pretende, um dia, fazer zootecnia. Atualmente tem dois cachorros, dois gatos e 13 peixes, mas além de cães, gatos e peixes, também já foi tutora de um coelho, três periquitos, dois porcos da índia, dois pintinhos e três cabritos.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.