Raças de cães ideais para famílias

Animados, carinhosos e cheios de energia: essas são as principais características de algumas raças super indicadas para as famílias que desejam adotar um cãozinho. Eles são ótimos companheiros, adoram uma brincadeira e querem sempre participar da vida familiar.

Cada raça possui suas características e peculiaridades, e cabem aos pais decidirem qual se encaixa melhor no padrão da família. Por exemplo, Boxers são ótimos cães para o lar, mas é provável que eles sejam animados demais para conviver com bebês, então o indicado seria uma raça menor, como um Shih Tzu ou Schnauzer Miniatura.

A família está precisando de mais um membro, mas ainda não sabe qual cãozinho se encaixa melhor no padrão do lar? Calma que nós iremos lhe ajudar! Separamos algumas dicas de raças ótimas para o estilo de vida familiar. Lembrando que o fato de serem adequados para a família não significa que educá-los será sempre fácil, pois cada linhagem possui suas características, além do temperamento de cada indivíduo.

 

Boxer

Sua natureza extremamente brincalhona justifica seu nome: boxeador. Esses cães costumam ficar eretos nos membros posteriores e pular e lutar uns com os outros. Têm uma verdadeira alegria de viver e podem formar laços fortes, especialmente com crianças mais velhas. Boxers têm uma natureza forte, correta e totalmente descomplicada, ou seja, são muito fáceis de lidar no dia a dia e de modo geral, e costumam ser bem dóceis.

Boxer

A espontaneidade também faz parte do temperamento de um Boxer – característica que pode dar um ar de agitado, estabanado e brincalhão. Por isso, um cão da raça pode não ser a melhor escolha para pessoas que valorizam muito a mobília, os objetos da casa ou mesmo o jardim.

Ao mesmo tempo, a raça é sensível a palavras duras e se apegam demais à toda a família. Apesar de guardar o lar com toda convicção, um Boxer sempre receberá amigos, parentes e outros pets com grande entusiasmo.

Beagle

A raça é prestigiada como uma ótima companheira para a família, cheia de energia e sempre pronta para brincar. Os Beagles costumam ser bem-humorados e seu porte não intimida os menores. São inteligentes, mas também teimosos e independentes. Um cão da raça é capaz de transformar a casa em uma verdadeira festa sem hora para acabar.

Raramente um Beagle causará algum tipo de problema com outros cachorros. Com crianças pode-se dizer o mesmo: são excelentes parceiros de farra. Apesar disso, como possuem instintos para caça, o ideal é apresentá-los para gatos e outros pets ainda quando jovens.

Deseja adotar um Beagle? Saiba que terá um peludo com muito combustível para ser queimado, principalmente em exercícios físicos e brincadeiras ao ar livre.

Bearded Collie

Bearded Collies são craques em esportes como agility e flyball. Por isso são muito bem vindos em famílias que também curtem modalidades esportivas e têm tempo para se dedicar a elas junto com eles. Sempre bem dispostos, eles requerem a atenção dos pais e adoram desfrutar dessas companhias a todo momento.

Inteligência e autoconfiança são outros grandes méritos do Bearded Collie, que possui um temperamento alegre, vivaz e vigilante. Também adora aprender a trabalhar com algum membro da família, e sua capacidade lhe permite aprender depressa – isso também vale para as questões de educação.

Quem deseja ter adotar um Bearded Collie precisa saber que terá um cão muito ativo e veloz, que está sempre disposto a praticar qualquer tipo de exercício, incluindo longas caminhadas e corridas na praia, por exemplo.

Bearded Collie

Braco Alemão de Pelo Curto

Também conhecida como Pointer Alemão, a raça é extremamente dócil e cheia de energia, que gosta de realizar atividades com outros cães e também com seus humanos. Por ser um caçador, ele necessita ser socializado desde jovem para que não tenha um instinto muito perseguidor, especialmente com outros animais. Precisa de pais humanos dedicados e dispostos a realizar atividades físicas e mentais todos os dias. Caso contrário, além do pet se frustrar, ele pode desenvolver comportamentos indesejados.

O Braco Alemão tem um temperamento alegre, inteligente, cooperativo e sensível. Embora seja obediente, ele possui um espírito independente e, por isso, pode ser um pouco teimoso. A família de um Braco precisa ser ativa e atenciosa, já que ele necessita de uma boa dose de exercícios físicos para queimar toda energia disponível.

Braco Alemão

Golden Retriever

Popular em quase todos os tipos de esportes caninos, além de familiar, a raça também é amplamente usada como cão de trabalho, auxiliando deficientes visuais e auditivos ou atuando em resgates. O Golden é extremamente sociável, equilibrado e confiante. Ele gosta mesmo de criança, contudo, os pais devem garantir que ele seja bem tratado por elas, já que o cão é muito gentil para protestar.

Craque de bola, esse exímio companheiro adora uma brincadeira ao lado da família. Uma de suas brincadeiras favoritas é o disco frisbee, especial para cães, que ele vai buscar e levar para o seu humano. Além de reforçar o bom relacionamento, essa atividade proporciona um bom exercício para um cão atlético.

Geralmente, cães da raça são extremamente receptivos, gentis e amigáveis. Sem sombra de dúvidas eles receberão de braços abertos os amigos da família, e até mesmo outros pets.

 

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.