Quem tem pet sabe que é quase impossível evitar que as roupas e móveis não fiquem com pelos. Por mais que perder um pouco de pelo seja algo totalmente normal, ainda mais em determinadas épocas do ano, é compreensível que algumas pessoas tenham preferência por raças de gato que soltam pouco pelo, até porque é mais fácil de manter a higiene da casa e do pet.
Uma solução para diminuir a queda dos gatos é realizar a escovação pelo menos uma vez por semana, diminuindo assim a ingestão pela lambedura e evitando a formação de bolas de pelo em seu estômago. Pensando nisso, fizemos uma lista especial das principais raças de gatos que soltam pouco pelo e você pode conferir a seguir.
Sphynx
É claro que o primeiro da lista não poderia deixar de ser essa raça linda e diferente. Por mais que eles sejam conhecidos como gatos pelados e sem pelos, o Sphynx ainda possui uma fina camada de penugem que pode ser percebida ao toque. Com esse gato, a casa e roupas nunca terão pelos, mas ele exige uma manutenção em relação à sua pele, que é mais oleosa do que o comum.
Siamês
Além do Sphynx, o Siamês também é uma das raças de gato que soltam pouco pelo. O Siamês legítimo possui um pelo bem curtinho, fino, cerrado e deitado, o que permite que esse gato perca bem pouco pelo no dia a dia. Apenas uma escovação por semana é o suficiente para essa raça.
Bengal
Particularmente, o Bengal possui uma das pelagens mais bonitas no universo dos felinos domésticos. Parecida com a pelagem de seus grandes parentes, como o Leopardo, além de ser fascinante, o seu pelo é curto, fino e sedoso, soltando pouco inclusive em épocas de muda, como primavera e outono.
Burmês
Bastante parecido com o Siamês, o Burmês possui uma pelagem ainda mais curtinha e com poucos pelos, sendo de fácil manutenção.
Devon Rex
Tão exótico quanto o Sphynx, o Devon Rex é uma das raças com o pelo mais ralo e curto entre os gatos. Seus pelos são ondulados, assim como seus bigodes – que muitas vezes eles nem possuem. A sua barriga pode ter apenas uma fina camada de penugem, sendo perfeitos para pessoas que se incomodam com grande quantidade de pelos no ambiente.
Tonquinês
Uma mistura de Burmês com Siamês, o Tonks, como é apelidado carinhosamente, tem a mistura de pelo das duas raças, sendo fino e bem curto também. Seu porte é pequeno, o que pode facilitar a escovação, quando necessária.
Azul Russo
Quem não ama um gato cinza? Majestoso, o Azul Russo apesar de ter pelagem dupla, tem um pelo bem curtinho e solta menos do que a maioria dos gatos. Seu pelo muitas vezes fica “espetado” e é preciso passar a mão para ficar reto.
Oriental de pelo curto
Com suas orelhas gigantes e aparência exótica, o Oriental tem a pelagem curta, rente e fina, exigindo uma mínima manutenção e raramente soltando pelos em excesso – já que se originou do Siamês.
Deixe um comentário