Cinco raças de cães que trabalham pra polícia

Se engana quem acredita que eles são heróis apenas nos filmes: além de ótimas companhias, os cães também possuem funções importantes na sociedade, e uma delas é a de cão policial, responsável por auxiliar diretamente nas investigações, busca e apreensão de criminosos, entorpecentes ou objetos contrabandeados.

Para realizar tal função, assim como qualquer outra, é necessário preencher alguns pré-requisitos, entre eles o olfato aguçado, que é a exigência principal para facilitar a procura por um odor específico. Por isso, algumas raças são predispostas a esse cargo, mas vale dizer que todas podem ser treinadas para exercer a profissão. Listamos cinco das mais utilizadas pelos oficiais. Veja:

Pastor Alemão

Essa raça é de longe a mais usada para a função de policial – os inúmeros papéis nas telinhas representam muito bem isso. O Pastor Alemão é fiel, protetor, extremamente inteligente e obediente. O porte atlético e a habilidade de aprendizado padrão da raça faz com que ela seja utilizada em grande escala para tarefas de salvamento, busca de criminosos, libertação de reféns, proteção e apreensão de materiais ilícitos.

Cinco raças de cães que trabalham pra polícia

Pastor Malinois

Assim como o Pastor Alemão, o Pastor de Malinois está entre as preferidas para a função. Inclusive, alguns acreditam que a raça é a melhor utilitária da polícia, justamente por conseguir desempenhar diversas funções – detecção, patrulha, busca e resgate. Além disso, seu porte forte, atlético e sua energia inesgotável fazem com que o Malinois esteja sempre pronto para qualquer parada!

Cinco raças de cães que trabalham pra polícia

Rottweiller

Apesar da postura imponente e rígida, se engana quem acha o Rottweiller lento e indolente. A raça é muito usada como cão policial em missões de intervenção e proteção. Ela é bastante inteligente e age com rapidez e eficiência em qualquer categoria de treinamento. Além disso, seu latido estrondoso é de espantar qualquer ameaça.

Cinco raças de cães que trabalham pra polícia

Dobermann

O Dobermann ganhou fama na área militar na Segunda Guerra Mundial, período onde foi muito usado pelos alemães nas batalhas. Desde então, ele segue sendo um dos mais utilizados por polícias do mundo inteiro. O físico, a agilidade e inteligência da raça fazem com que ela seja perfeita para algumas tarefas, como na busca de indivíduos, resgate de reféns e proteção.

Cinco raças de cães que trabalham pra polícia

Labrador Retriever

Por último, apesar de ser mais conhecido como cão de companhia, o Labrador pode desempenhar importantes funções como policial – desde que seja treinado desde filhote para o cargo. Ele tem um olfato admirável e é extremamente inteligente, o que faz dele um ótimo agente para a detecção de substâncias ilícitas.

Cinco raças de cães que trabalham pra polícia

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.