Cadastre-se e ganhe 15% OFF na primeira compra!

Raças de gatos mais populares: veja nossa lista!

Até mesmo a pessoa mais apaixonada por gatos não conhece todas as raças existentes no Mundo inteiro, afinal, a lista é enorme! Então, já que é um pouquinho difícil conhecer todos os tipos de felinos, que tal ficar por dentro das raças de gatos mais populares do Brasil?

Com base na pesquisa Pet Censo 2020, realizada pela Petlove em parceria com a DogHero, embasada em quase dois milhões de pets cadastrados nas duas plataformas, listamos os 10 gatos mais populares do País. Veja:

1 – SRDs

gato sem raça definida olhando diretamente para a câmera

Liderando a nossa lista de raças de gatos mais populares estão justamente os felinos Sem Raça Definida, mais conhecidos como SRDs ou Vira-Latas. Para se ter uma ideia da fama desses bichanos, 95% dos gatos brasileiros não possuem raça – muito menos pedigree!

Aliás, seja dito de passagem, esse é o principal motivo que faz muita gente acreditar que não existem diferentes tipos de raças de gatos, mas que eles apenas se diferenciam pela cor.

Justamente por não terem uma raça definida, é extremamente difícil “prever” o temperamento, inteligência e os cuidados que esses felinos precisam. Mas, no geral, eles são bem apegados aos seus humanos e adoram um carinho!

2 – Siamês

gato siamês deitado

Tenho certeza que você já “trombou” por aí um gatinho de pelos claros com uma mancha escura centralizada no rosto. Esse é o famoso Siamês, o segundo gato mais popular por aqui!

Esses felinos são muito sociáveis, fiéis e brincalhões, características que mostram o porquê eles ganharam o coração de muita gente.

Uma curiosidade é que muitos dos gatos tidos como siameses aqui no Brasil não são, de fato, da raça. Isso porque muitas pessoas chamam de siamês todos os gatinhos que possuem as características típicas da raça (olhos azuis e extremidades do corpo com coloração mais escura).  

3 – Angorá Turco

gato angorá turco deitado em um sofá

Na terceira posição, completando o nosso pódio, está o Angorá Turco, um gatinho que ganhou fama nacional por ser um dos personagens de A Turma da Mônica (o Mingau, o gato da Magali).

Além disso, os Angorás são muito conhecidos por serem bem peludos e brancos e frequentemente terem olhos de cores diferentes – um azul e o outro castanho ou verde.

Aqui, acontece algo similar ao que citamos com os siameses: é comum que as pessoas chamem de angorá gatinhos mais peludos que não necessariamente são da raça.

Leia também: Raças de cachorro populares no Brasil

4 – Himalaio

gato himalaio deitado

As cores de alguns Himalaios são bem parecidas com as dos Siameses, e isso se deve ao fato de que a raça é o resultado do cruzamento entre Persas e Siameses. Podemos dizer que a estrutura corporal e a face achatada foram herdadas dos Persas e as cores dos Siameses.

No geral, esse charmoso felino é extremamente carinhoso, calmo e dócil, sendo perfeito para famílias com crianças e outros pets.

5 – Azul Russo

gato azul russo deitado olhando diretamente para a câmera

Quem conhece um Azul Russo sabe muito bem porque o apelido dele é “o tímido desconfiado”. Criado na Rússia, como o próprio nome já diz, esse gatinho é muito amoroso e ao mesmo tempo bem tímido.

Devido ao seu temperamento calmo, sensível e independente, o Azul Russo é bastante recomendado para pessoas que moram sozinhas e idosos, já que ele não é uma boa companhia para crianças.

6 – Gato Persa

gato persa deitado em cima de um sofá vermelho

Podemos arriscar que o Persa é um dos felinos com a aparência exóticas que existe. De olhos bem redondos e grandes, a fisionomia dele muda de acordo com o humor: normalmente é possível saber quando ele está irritado, alegre, desconfiado, feliz ou cansado.

No geral, o Persa é um gato dócil e muito tranquilo (às vezes até demais), mas também adora brincar com crianças e outros pets.

7 – Pelo Curto Brasileiro

gato de pelo curto brasileiro sobre uma toalha colorida de crochê

Sim, existe uma raça de gato criada no Brasil! O Pelo Curto Brasileiro, ou Brazilian Shorthair, é um felino enérgico, brincalhão e bastante sociável, sendo uma ótima opção para casas com crianças.

A única raça brasileira foi criada em 1500 pelo engenheiro Paulo Samuel Ruschi, também fundador da Federação Brasileira de Gatos, a partir do cruzamento de gatos de pelo curto britânicos, trazidos por marinheiros portugueses em seus navios.

8 – Pelo Curto Americano

gato americano de pelo curto deitado

O Pelo Curto Americano (American Shorthair), ou Americano de Pelo Curto, é um felino de porte médio muito forte, ágil e enérgico. Tudo isso graças à sua função original de caçador de roedores em fazendas norte-americanas.

Apesar das características, ele é considerado um gato calmo e pacífico. Mas basta oferecer o brinquedo certo para que ele demonstre toda a sua energia e agilidade!

9 – Snowshoe

O Snowshoe é uma das raças de gato mais novas. Ele foi criado na década de 60, na região da Filadélfia, nos Estados Unidos, depois do cruzamento entre Siameses e Americanos de Pelo Curto – isso explica as manchas escuras no rosto!

O que mais chama a atenção é que o Snowshoe ainda é uma raça considerada rara no Mundo inteiro. Porém, ele figura entre os 10 gatos mais populares do Brasil.

Esse gato é daqueles enérgicos, que não param por um segundo! Ele é extrovertido, carinhoso e muito apegado aos seus humanos, embora possa ser um pouco tímido na presença de pessoas estranhas e outros pets.

10 – Exótico

gato exótico deitado em uma cadeira

Fechando a nossa lista, o Exótico, ou Exotic Hair, se parece muito com o Persa, e isso não é uma coincidência, já que alguns gatos Persas participaram da sua criação.

No geral, esse felino é extremamente carinhoso, afetuoso, leal e ainda se dá muito bem com crianças e outros pets. Assim como o Persa, ele é bastante calmo e adora um ambiente pacato, mas gosta de explorar o ambiente e brincar até gastar toda a sua energia.

Pronto, agora que você já conhece os gatos mais populares no Brasil, visite o blog da Petlove e veja outras listas de raças felinas!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.