Scottish terrier em apartamento

Baixinho, destemido e único, o scottish terrier é um cão de caça que não se deixa intimidar. Pesando cerca de 10Kg, esses cães são ágeis e bastante ativos, sempre dispostos a brincar e fazer um pouco de bagunça.

Por seu porte pequeno e sua aparência fofa, o scottish terrier costuma ser escolhido para viver em apartamento, mas seus pais humanos precisam seguir uma rotina de atividades físicas e mentais diariamente para que ele se sinta satisfeito.

Com uma pelagem parecida com a dos schnauzers, este simpático terrier não solta pelos com frequência, o que é uma boa notícia para quem tem um deles dentro de casa. Tosá-lo, contudo, é recomendado pelo menos duas vezes ao ano. A tosa da raça mantém pelos longos em sua “saia”, sobrancelha e “barba”.

Como são caçadores natos, eles podem ser bastante latidores. É comum que a qualquer situação diferente que perceba no seu condomínio, por exemplo, ele lata alto e de forma insistente. O ideal é educá-lo desde filhote para que esse não vire um hábito que seja um problema para os vizinhos.

Socializar seu filhote de scottish terrier também é fundamental para um bom convívio. Valente, ele pode querer se meter em encrenca com outros animais que não conhece.

O scottish terrier pode viver bem em um apartamento, mas é preciso uma atenção especial para que ele realmente se ocupe todos os dias, não ficando ocioso e/ ou entediado com frequência. Comumente, quando os cães não se sentem bem como espécie, desenvolvem problemas de comportamento, destruição de objetos etc.

Sobre o autor

Jade Petronilho

Jade Petronilho

É jornalista por formação e comportamentalista veterinária por paixão. Desde criança é a "louca dos bichos", por isso resolveu estudar medicina veterinária, etologia e nutrição animal, mas ainda pretende, um dia, fazer zootecnia. Atualmente tem dois cachorros, dois gatos e 13 peixes, mas além de cães, gatos e peixes, também já foi tutora de um coelho, três periquitos, dois porcos da índia, dois pintinhos e três cabritos.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.