Tela de proteção para gatos

Todos sabem que gatos são excelentes caçadores. Só que essa característica tão típica faz com que seja comum que eles persigam borboletas ou outros objetos voadores casa afora. Ou janela abaixo… muita gente não acredita que gatos podem cair da janela porque eles “não seriam tão bobos ou desastrados assim”.

A realidade é que esse tipo de acidente não é sinal de burrice, falta de coordenação ou suicídio, mas fruto de fortes instintos. Gatos são caçadores por natureza. Objetos que se movem despertam o instinto de caça e o gato entra imediatamente no modo “caçador”, partindo para a perseguição.

Gato perto da tela protetora

Se você já brincou com cadarço, bolinha de papel ou pontinho vermelho (caneta laser) com seu gato, sabe como funciona. Eles ficam tão focados no alvo que esquecem do mundo em volta. E que o piso térreo pode estar muitos metros abaixo. Basta uma mosquinha para que um gato se empolgue e salte para o infinito e além… Gatos tem surtos de pânico. 

Outra coisa que pode levar seu gato a fazer uma bobagem é medo. Aspirador de pó, secador de cabelo, barulhos fortes, pessoas estranhas, entre outros, podem causar tanto medo no seu gatinho que ele pode entrar em pânico e querer fugir a todo custo, usando a primeira rota de saída disponível, mesmo que esta seja a sacada do seu apartamento no nono andar. Gatos não são infalíveis – nem invencíveis. 

Apesar de ser pouco comum para gatos, eles também podem se desequilibrar, seja porque alguma outra coisa desviou sua atenção ou porque não estão em pleno controle de suas funções devido a doenças, medicação, volta de anestesia etc.

Ele é um mero mortal e está sujeito a altos e baixos como todos nós! Todas as quedas são perigosas, não se iluda: em uma queda assim, o gatinho vai se machucar. A questão é apenas quanto. Se ele cair em pé (veja esse artigo sobre os gatos caírem sempre em pé) o acidente pode não ser tão grave. A altura tem bastante influência nisso, mas não da maneira que você imagina.

Em andares baixos o gato pode não ter tempo para se posicionar e relaxar. Já em andares altos, ele pode até conseguir colocar as patas para baixo e descontrair a musculatura – e mesmo desacelerar um pouco a queda (quando o corpo forma um “paraquedinhas”), mas a velocidade será maior e, consequentemente, o impacto também.

Tela de proteção para gatos

Sendo realista, não é possível controlar esses eventos nem garantir que as janelas estarão sempre fechadas na presença do gato. Um dia você esquece a porta da sacada aberta e um minutinho é suficiente para o pior acontecer. Assim, só resta colocar telas em TODAS as janelas, mesmo nas pequenas.

Uma dúvida comum é se a tela de proteção suporta o peso do gato enquanto ele pratica uma escalada matinal. A resposta é: sim, existem redes que suportam até 500kg de gato. Para oferecer esse nível de proteção, porém, elas precisam ser adequadas para gatos e instaladas corretamente.

As telas normalmente são feitas em polietileno, recebem um tratamento contra a ação do tempo e passam por diversos testes de resistência. O tamanho ideal da malha é de 3 a 5 cm de largura entre os nós, sendo que para filhotes é recomendado telas de até 3 cm para que o gatinho não consiga passar pelo buraco.

A medição para a instalação da tela de proteção deve considerar os pontos de fixação nas paredes e a tela não pode deixar espaços pelos quais os bichanos possam passar. A recomendação é de espaços de 30 cm e ela deve ficar inteiramente tensionada.

Dependendo do tipo de janela, a fixação pode ser feita por dentro ou por fora. Independentemente do tipo de espaço a ser fechado, há sempre uma solução, então não deixe nenhum lugar desprotegido. Se a tela tiver que ficar por dentro, não se preocupe.

Existe um tipo de amarração que permite afrouxar a corda que emoldura a tela e você pode desencaixá-la para limpeza ou manutenção das janelas e colocá-la de volta em seguida com facilidade, sem ter que desmontar tudo.

Logicamente você vai prender o gato em outro cômodo quando for fazer isso, porque a curiosidade vai levá-lo diretamente ao beiral em menos de 2 segundos… Caso você seja da turma do “faça você mesmo”, você pode comprar as redes e a cordinha em lojas de material de construção (atente-se para os espaços da trama e os ganchos, que tem que ser de 8mm), armar sua furadeira e partir para a ação.

Seja como for, não deixe de proteger seu gato e prevenir que, por um descuido bobo, ele acabe enterrando seu focinho no chão.

Gostou do post? Então compartilhe com os seus amigos.

Sobre o autor

Avatar

Gleyce Oliveira

Gerente de marketing da Pet Love durante a semana, voluntária da Catland nas horas vagas e mãe dos felinos ex-de-rua Mia, Mini e Provolone em tempo integral, Gleyce tem um plano secreto de se tornar a "louca dos gatos". E dominar o mundo se der tempo.
Também ama os caninos, representados em sua vida pela Dalila, Lhasa Apso, e Gaia, RotFila, que vivem a vida mansa do interior na casa dos seus pais.

9 Comentários

  • ODEMOS EVITAR!! os Acidentes com uma simples instalação de Redes de Proteção.

    A J.A REDES DE PROTEÇÃO, esta a disposição para fazer a proteção da sua casa, de seu apartamento.

    Nossa família protegendo a sua família, entre em contato conosco.

    Porque instalar Redes de Proteção ?

    Simplesmente para evitar acidentes, a Rede de Proteção tem a importante função de impedir os acidentes.
    Todo cuidado e atenção, quando suas crianças, familiares idosos, ou bichinhos de estimação, estiverem próximos de ambientes de riscos.

    Por estes, e tantos outros motivos a REDE DE PROTEÇÃO, se tornou um item de extrema necessidade, diferente das grades de ferro, que tem uma visualização estética antiquada, a Rede de Proteção tem um visual diferente e não agride a fachada da sua residência, ela é preparada para ficar exposta ao tempo sol e chuva, principalmente instaladas em JANELAS, SACADAS, ESCADAS, ou em áreas abertas, ambientes perigosos, locais que possam oferecer riscos de quedas, a J.A REDES DE PROTEÇÃO tem um diferencial nas nossas instalações, todas são identificadas com o nosso nome e telefone.

    A J.A Redes de Proteção, é uma empresa preparada e com técnicos qualificados para fazer sua instalação, você tem uma Rede de Proteção já instalada, será que ainda esta segura, os ganchos estão fixos?

    Estamos a disposição para ajudar, peça um orçamento por telefone ou e-mails, agradecemos a preferência. zapp 9.96396775.

  • As redes de proteção são um item essencial para quem tem animais doméstico em casa, eu tenho um gato que não para quieto e moro num prédio alto e é muito perigoso, pois gatos gostam de se aventurar, ai já sabe né..

    Bom conteúdo.

  • É muito importante a instalação de Redes de Proteção para os nossos animais de estimação, quem tem um bichinho de estimação sabe que o amor por eles é incondicional, garantir a segurança dos nossos bichinhos é muito importante, ainda mais quando se trata de Gatos x Altura.

    As Redes de Proteção são indispensáveis.

  • Olá, bacana a conscientização sobre a tela, realmente é muito importante! Tenho 4 gatos, o primeiro apto que morei com os gatos foi super tranquilo com relação as telas (eram as de nylon). Quando me mudei um deles resolveu morder a tela (que era de poliamida). Um dia de muito calor, sai e deixei o vidro aberto para eles poderem sentir o ar fresco e olhar a rua. Quando voltei havia 8 furos na tela. Quase morri de susto. Me mudei para outro apto (coloquei a tela de nylon) e de novo, ele “fura” a tela. Já passei um produto específico, pimenta etc, ele sempre volta a morder. Você sabe de alguma outra coisa que eu possa tentar fazer para tentar evitar que ele morda?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.